Da redação
Nesta quarta-feira, o Brasil comemora uma das datas mais importantes do calendário ambiental. Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore. Em Votuporanga, a Saev Ambiental tem trabalhado em várias frentes para garantir boa cobertura arbórea e o reflorestamento de áreas verdes urbanas e rurais. As ações são norteadas pelo Censo Arbóreo realizado na cidade, em 2009.
Uma das principais iniciativas é a doação de mudas para calçadas. Qualquer morador pode retirar, de forma gratuita, as espécies nativas adequadas para o plantio no passeio público, entre elas cássia-do-nordeste, ipê rosa, escova de macaco, aroeira pimenteira, quaresmeira-roxa, cabreúva, açoita-cavalo.
Mensalmente, a Saev Ambiental atende 150 pedidos de moradores para novas mudas. Em alguns meses, este número chega a 200 solicitações.
No ato da doação das mudas o responsável assina o documento se comprometendo a plantar a árvore na calçada. Além disso, o setor oferece orientações aos moradores sobre quais espécies são adequadas para cada tipo de calçada. "Temos que levar em consideração a largura das calçadas e a existência ou não de rede pública de energia para sugerir a muda adequada", conta o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela.
Cerca de dois meses após a doação, a equipe visita a casa do morador para vistoriar se o plantio foi feito corretamente e se a árvore está bem cuidada. Interessados nas mudas basta procurar o Departamento de Meio Ambiente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sede da Saev Amb. (Rua Pernambuco, 4313, próximo ao Campus Centro da Unifev). Mais informações pelo Disque Ambiental 08007701950.
Reflorestamento
Em 2011, a Saev Ambiental plantou 40 mil mudas em áreas urbanas e propriedades rurais, entre avenidas, praças, Áreas de Preservação Permanente (APP), margens de córregos.
Censo Arbóreo Todas estas ações foram norteadas pelo Censo Arbóreo que teve como objetivo conhecer a quantidade e as espécies de árvores de Votuporanga. O levantamento, feito em 2009, mostrou que a cidade tinha 38 mil árvores, sendo 86% de Oitis, indicando a necessidade de se investir na diversidade das espécies.
Dessa forma, a Saev Ambiental, em parceria com a Elektro, incentivou a produção de mais de 110 espécies nas estufas do projeto Meninos Ecológicos, instaladas no Horto Florestal "Sérgio Ramalho Matta". Atualmente, os adolescentes produzem 5 mil mudas ao mês. "Agora, não distribuímos mais Oitis para plantios em calçadas, mas sim espécies variadas. E, além disso, a autarquia desenvolveu ações que aumentou consideravelmente a cobertura arbórea, principalmente nos bairros", explica o Secretário de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Geól. Gustavo Gallo Vilela.
A ONU preconiza que haja 12 m² de cobertura de copa de árvore por habitante e, em Votuporanga, hoje temos 26 m².
Selo Verde Azul
O Superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune, comenta que todas as ações para plantios de novas árvores foram consagradas com a obtenção do Selo Município Verde Azul em 2010, um prêmio que a cidade nunca havia ganhado.
O histórico da participação de Votuporanga foi marcado pela superação. Em 2008, a cidade conseguiu apenas 34 pontos e em 2009 pulou para 79,08, ficando a menos de um ponto para obter o certificado. Em dois anos, saltou da posição 262ª posição para o 163º lugar no ranking. Em 2010, conquistou 89,52 pontos comemorando a 26ª posição entre 645 cidades.