Dentre todas as tendências e assuntos de moda que estão sendo referência neste verão, particularmente o meu favorito é o tema que remete ao nosso país tropical.
Talvez por remeter ao Brasil, em questões e assuntos do nosso verde e as flores que se encontram em todo território e pela riqueza que nossa flora. Aves hiper-coloridas, flores delicadas e tudo que é de mais belo da natureza agora é referência de estampa na moda.
Além da mistura de estampas e a junção da natureza, o movimento- tropicalismo também ajuda a compor esse verão Glam-tropical.
Para quem não se lembra, o tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967, tendo uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional. Também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, a pop art. Vale lembrar que algumas das estampas usadas na década, eram de paisagens naturais feitas com aerógrafo, inspiradas nos quadros do pintor francês Claude Monet.
Dias de hoje!
Com estampas hiper-florais, a tendência tropical começou há umas duas temporadas atrás, com Miuccia Prada (e suas bananas e macacos) e Stella McCartney (com suas frutas).
Daí, pro tropicalismo-fashion repercutir em passarelas nacionais foi um pulo. Na temporada do verão 2012, a moda exaltou a paisagem tropical sem medo e estampas de folhas, flores e bichos ganharam destaque. Tudo super colorido e muito fresh! Água de Coco, Blue Man, Reinaldo Lourenço, Triton, entre muitas outras marcas apresentaram suas coleções no SPFW seguindo esta tendência.
Para aderir a essas estampas é preciso ter cuidado para não misturar demais e desvalorizar a beleza das peças. A dica é mesclar peças estampadas com peças lisas e ser cautelosa com os acessórios. Tecidos leves e fresquinhos são a melhor escolha para que o look fique além de lindo, super confortável!