Todo mundo já sabe que é preciso proteger-se dos efeitos nocivos do sol, que é preciso ficar atento aos horários recomendados para se bronzear e que é fundamental usar protetor em todas as situações e em todas as épocas do ano, chova ou faça sol.
É verdade também que, por conta de tudo isso, muitas vezes o consumidor é “bombardeado” com uma infinidade de produtos e nomenclaturas. Como entender o que é bronzeador, protetor e bloqueador?
Com a palavra, os dermatologistas. Especialistas no assunto, eles desaconselham o uso de bronzeador por não inibir efeitos prejudiciais do sol na pele, uma vez que proteção contra os raios solares é fundamental para saúde e beleza da pele. Independente da época do ano - esteja frio ou calor - o protetor solar precisa ser aplicado nas partes expostas do corpo, como mãos, rosto, colo, orelhas e cabeça (para pessoas com cabelos curtos, calvas ou carecas).
O protetor solar tem a função de diminuir os efeitos dos raios UVA e UVB. Já o bloqueador seria produto com substância capaz de refletir (filtro fisco), além de reagir com a radiação solar (filtro químico), impedindo que a os raios UVA e UVB penetrem na pele, não há, no entanto, um cosmético que proteja 100% um indivíduo.
A matéria completa você confere na edição de hoje do Jornal A Cidade.