Da Redação
A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: “O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas”. Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor, dando um charme todo especial ao ambiente.
Uma lenda antiga, austríaca, fala de um pobre sapateiro que vivia na encruzilhada de um caminho, nos arrabaldes de uma cidade.
Pensando em ajudar os viajantes que à noite passavam por ali, mantinha, na janela de sua casa, uma vela acesa todas as noites. Vivia só, mas se sentia a criatura mais feliz daquele lugar.
Veio uma grande guerra e os jovens tiveram que partir para o campo de luta. Sem braços fortes para o trabalho, a cidade foi ficando cada vez mais pobre.
Mesmo assim, lá estava a velinha do sapateiro acesa todas as noites.
- Quem sabe - pensavam - é aquela velinha acesa, o segredo da felicidade desse homem?
Resolveram, então, imitá-lo. Todos acenderam aquela noite, a sua vela.
Era véspera de Natal, e, em todas as casas, havia uma vela acesa na janela.
À meia-noite, os sinos das igrejas começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra terminara!
- Um milagre! diziam todos. É o milagre das velas acesas!
Assim, todos os anos acendiam velas na véspera de Natal... e o costume se espalhou...
Mas, a grande luz que anuncia a verdadeira paz é Jesus!
Ele diz: “Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8.12)
Interessante saber de onde veio essa tradição de usar velas no Natal, mesmo que isso seja lenda. O importante é que um conteúdo bem verdadeiro vem ao final, ao relatar quem é a Verdadeira Luz do Mundo!
O fato é que as velas acesas dão um glamour na decoração natalina, oferecendo um toque de conforto e aconchego ao ambiente.