Natal e Ano Novo não devem servir de desculpa para se empanturrar de alimentos calóricos
Época de Natal e Ano Novo pode ser motivo de verdadeira “tortura” para alguns que levam muito à sério a sua alimentação e que geralmente não se permitem nenhum excesso. É certo que prestar atenção ao que se ingere é importante para manter a saúde e a beleza da pele e dos cabelos, além de manter as medidas sempre no mesmo lugar, mas é preciso lembrar que isto não deve ser motivo para ficar em casa e recusar os convites de amigos e familiares porque invariavelmente o encontro será recheado de comidas gostosas, calóricas, daquelas irrecusáveis que se come apenas uma vez por ano.
Não serão uma ou duas refeições que colocarão a perder todo o “sacrifício” do ano inteiro que fez com que desaparecessem os quilinhos a mais. Esta é a primeira regra. Em segundo lugar, feriado de Natal e Ano Novo não é motivo para abandonar os exercícios, que devem ser retomados assim que as festas passarem e a vida retomar a sua rotina.
O cardápio é sempre tentador, mas sempre vale a dica de não exagerar; importante é aproveitar e saber comer o necessário sem passar vontade. Com atitudes simples, a serem aplicadas no dia a dia, é possível aproveitar o final de ano sem surpresas, já que a alimentação saudável é um hábito e não uma regra que deve ser seguida apenas em datas específicas; contudo, escolhas conscientes são sempre bem vindas.
Para não exagerar, e curtir as festas sem culpa, vão aqui algumas dicas. Prefira carnes mais magras: O chester, peru e lombo têm teor de gordura bem menor do que o tender, leitão ou pernil. Mantenha a proporção de nutrientes equilibrada: além das carnes, fontes de proteínas e gorduras, não se esqueça de acrescentar o arroz, a lentilha e as frutas. Consuma a salada; não é porque o dia é especial que a salada deve ser esquecida, esses alimentos saciam sem acrescentar calorias extras. Não exagere nos doces; escolha o seu preferido e se delicie sem excessos.
Se depois de todas essas dicas, você ainda abusou um pouco, não se culpe! Retome sua atividade física e alimentação equilibrada no dia seguinte e lembre-se que não é o abuso de 1 dia que fará você perder seus resultados!
Matéria completa na edição de hoje do Jornal A Cidade.