O Mercado de Natal teria surgido em meados do Século XV e a cidade de Dresden, na Alemanha, reinvidica para si a idéia original, mas o fato é que até hoje faz enorme sucesso e movimenta milhares de Euros todos os anos.
Na Alemanha, as comemorações do Natal começam quatro semanas antes do dia 25, quando se fazem a “Adventskranz” - Coroa de Advento - são arranjos com ramos de pinheiro ou azevinhos e quatro velas, geralmente vermelhas; a cada domingo acende-se uma vela para que, ao chegar no último domingo antes do Natal, as quatro velas estejam acesas. A tradição da Coroa de Advento é mantida pela maioria das Igrejas de Confissão Luterana em todo o Brasil.
Voltando à Alemanha, paralelamente, em todos os lugares montam-se cabanas de madeira cheias de luzes e nelas o conto do Papai Noel se repete.
É nessa mesma época do ano que se espalha no ar o aroma dos quitutes típicos das festas de dezembro, fartamente encontrados no Mercado de Natal - “Der Weihnachtsmarkt” - onde geralmente são vendidos artigos típicos da ocasião tais como bonecos quebra-nozes, figuras de madeira, latas de biscoitos, brinquedos, velas de cera de abelha, bolas de vidro, estrelas brilhantes, chocolates, doces e outras iguarias tradicionais. Além disso, no mesmo espaço concentram-se apresentações culturais de vários gêneros e programação especial para crianças.
Por toda parte, o clima é mesmo de um conto de fadas; no ar, espalha-se o aroma do vinho quente, dos doces e das amêndoas torradas.
Conta-se que estes mercados ficaram mais populares depois de 1517 quando ocorreu a Reforma Luterana criando novos hábitos entre a população, a crianças passaram a ganhar presentes do Menino Jesus, no dia de Natal, criando-se assim o “Christkindlsmarket”, nome popular dado ao Mercado de Natal no sul da Alemanha. Vale lembrar que anteriormente a troca de presentes ocorria em 11 de novembro, Dia de São Martinho, e no dia 06 de dezembro, data consagrada a São Nicolau. Conta-se ainda que teria sido o líder reformador Martinho Lutero o primeiro a enfeitar um pinheiro com luzes, simbolizando o nascimento de Jesus, a Luz do Mundo.
Berlim, a capital alemã, tem cerca de 59 mercados, sendo que um dos mais famosos é o Weihnachtsmarkt City, com mais de 100 barracas nas quais se encontra, entre outras coisas, joalheria, cerâmica e antiguidades.
A matéria completa você confere na edição de hoje do Jornal A Cidade.