Desde a última terça-feira, Patrícia Poeta divide a bancada do “Jornal Nacional” com William Bonner. Na segunda-feira, dia 05, o último bloco do “Jornal Nacional” foi especial. Fátima Bernardes, que há 14 anos comandava o telejornal, se despediu do público e, junto com seu colega e marido William Bonner, deu as boas-vindas à Patrícia Poeta. Naquele momento, a ex-apresentadora do “Fantástico” assumia definitivamente a apresentação do jornalístico mais importante do Brasil.
O telespectador conferiu, em uma matéria especial, imagens de episódios que marcaram a trajetória das carreiras de Fátima Bernardes e de Patrícia Poeta. William Bonner brincou com Fátima e perguntou onde ela estaria a partir de terça-feira passada. “Ainda não sei onde estarei fisicamente, mas quero dizer que hoje para mim não é uma despedida. É um até breve, porque logo vou estrear meu novo programa e espero que o público me receba com tanto carinho como em todos esses anos de ‘Jornal Nacional’. Me sinto honrada”, disse emocionada.
Perguntada por Bonner se estava nervosa com a estreia, Patrícia Poeta respondeu: “Estou nervosa, com aquele friozinho na barriga. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Me sinto desafiada como se tivesse entrando em um novo emprego e confiante”, disse a nova âncora do telejornal. O telespectador conferiu, em duas matérias especiais, imagens de episódios que marcaram a trajetória das carreiras das duas jornalistas.
Fátima passa, a partir de agora, a se dedicar com exclusividade a um novo projeto que ainda está em fase de elaboração. Com estreia prevista para 2012, a atração dividirá a grade matinal com o “Mais Você”, o “Bem Estar” e com outros programas do telejornalismo.
Além de assumir a apresentação do telejornal, Patrícia Poeta substitui Fátima Bernardes como editora-executiva do “Jornal Nacional”.
“A empatia e o profissionalismo de Patrícia Poeta fazem com que ela reúna todas as qualidades para assumir a apresentação do nosso principal telejornal, ao lado do Bonner. O nome dela foi um consenso entre nós do Jornalismo”, explicou o diretor-geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder. William Bonner destacou que Patrícia tem o perfil do telejornal: “O ‘JN’ é um programa que faz parte da vida dos brasileiros há quatro décadas. Todas as mudanças por que passou nesse período foram em sintonia com o público. Por isso, o JN não muda – até porque o perfil da sucessora da Fátima está perfeitamente alinhado com as qualidades que se exigem de quem ocupa um lugar na bancada”.
Patrícia Poeta comandou o “Fantástico” desde 2008. A jornalista foi lembrada para a tarefa quando Glória Maria afastou-se por tempo indeterminado do trabalho. Patrícia Poeta assumiu a atração numa fase meio complicada por causa dos índices de audiência que não andavam muito satisfatórios.
Mas, deixando este detalhe de lado, desde então ela tem procurado dar o melhor de si e mostrou que conhece o seu trabalho. Prova disso é que foi chamada para apresentar o “Jornal Nacional”. “Estava totalmente concentrada em meus novos projetos para o ‘Fantástico’ em 2012. Assumir o ‘Fantástico’, quase cinco anos atrás, já tinha sido um marco importante. Agora, fazer o ‘Jornal Nacional’, significa o início de um capítulo totalmente novo da minha vida profissional", disse Patrícia.
Patrícia Poeta estreou na Globo no ano de 2000, quando foi aprovada num teste para ser a apresentadora do tempo no “Bom Dia Brasil”. Casada com o diretor global Amauri Soares, dois anos depois eles se mudaram para Nova Iorque; lá a jornalista se tornou correspondente da Rede Globo e aproveitou para estudar, fazer pós-graduação e também atuou como apresentadora.
Ao longo de 2007, a jornalista fez inúmeras reportagens e realizou diversas coberturas para o “Fantástico”, como a transmissão ao vivo do Oscar, de Los Angeles.
Nascida em São Jerônimo, Rio Grande do Sul, no dia 19 de outubro de 1976, Patrícia Poeta viveu cinco anos fora do Brasil – de 2002 a 2007 – sendo três, como correspondente internacional fazendo reportagens, principalmente para o “Fantástico”. Entre seus trabalhos no exterior, destaque para a série de entrevistas com cantores, atores e diretores de cinema, entre eles Steven Spielberg, Tom Hanks, Leonardo Di Caprio, Ben Affleck, Julia Roberts, Cate Blanchet, Meg Ryan, Tom Cruise, Mick Jagger e Sting. Como correspondente internacional, também fez coberturas para o “Jornal Nacional”, “Jornal da Globo” e “Bom Dia Brasil”. Ainda nos Estados Unidos, atuou como apresentadora de dois programas da Globo Internacional, o “Planeta Brasil” e o “Cidadão Global”, ambos voltados para brasileiros que vivem no exterior.
Entre 2004 e 2005 se dedicou aos estudos e fez pós-graduação em Cinema na Universidade de Nova Iorque, a NYU. Antes da temporada nos Estados Unidos, Patrícia Poeta trabalhou na TV Globo em São Paulo. Entre janeiro de 2000 e abril de 2002, foi moça do tempo dos telejornais da Rede, apresentadora da edição de sábado do “Jornal Hoje” e âncora do “SPTV Primeira Edição”. Antes de ingressar na Globo, ela esteve por um ano como repórter e apresentadora da TV Bandeirantes de Porto Alegre.
A jornalista de 35 anos de idade tem um filho de nove anos, o Felipe que nasceu nos Estados Unidos, mas já está adaptado ao modo de vida carioca, tanto que o menino já incorporou algumas gírias ao seu vocabulário.
Sempre preocupada com seu bem-estar, para manter seu corpinho, que fazem os homens suspirar, não rara vezes a moça é flagrada caminhando ao lado do marido na orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. E o principal, sempre que é abordada pelos fãs esbanja simpatia, dá autógrafos, tira fotos, sem reclamar, como uma celebridade tem de ser, afinal, depende do público para permanecer na mídia. É pena que muitos famosos não pensam assim e chegam até a ser agressivos nas abordagens dos fãs.
Em uma pesquisa feita por um famoso portal, os 36% dos internautas acham a jornalista muito sexy, 26% a consideram talentosa, e 16% acreditam que ela seja “gente boa”.
Afinal, Patrícia Poeta merece a chance de definitivamente ocupar o posto como uma das principais jornalistas da Rede Globo.