Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Fernando Barcelos Mainardi, um jovem votuporanguense, de 32 anos de idade, que já soma 10 anos de experiência na empresa brasileira Embraer. Há três anos vivendo em Cingapura com a esposa Daniela Mainardi, ele conta como é estar longe da família em um país de cultura diferente.
Filho de Erly Barcelos Mainardi e Antônio Carlos Mainardi, que moram em Votuporanga, Fernando tem duas irmãs, Gisele e Luciana, que residem em São Paulo.
Formado pela USP, em São Carlos, em 2001, Fernando logo começou a trabalhar para a Embraer e já são 10 anos na empresa. Inicialmente atuou na área técnica e depois passou para a comercial, em 2006. Já no ano de 2009 surgiu a oportunidade de se transferir para Cingapura e logo aceitou o desafio. Lá, ele atua no escritório comercial, suporte ao cliente da Ásia e treinamento.
Sobre o país ele contou que tem cinco línguas oficiais, mas todos falam inglês. “É bom viver lá, é um país de primeiro mundo. Os costumes e a alimentação deles são diferentes, mas lá você encontra comida chinesa, brasileira, de qualquer lugar. A maioria da população é chinesa e a religião predominante é o Budismo. É um país bem ocidentalizado, tem tudo e não tive dificuldade de adaptação”, disse.
Fernando contou que trabalha muito, viaja para diversos lugares e tem amigos brasileiros no país, que conta com algumas empresas brasileiras, além da Embraer, a Petrobrás, por exemplo, inclusive é onde Daniela, sua esposa, trabalha como engenheira civil.
Para rever a família, ele vem ao Brasil uma vez por ano. À trabalho vem mais vezes. “A maior dificuldade de morar fora é a saudade da família. Meus pais foram lá pela primeira vez em outubro do ano passado”, disse. Fernando pensa em voltar a viver no Brasil, principalmente pela falta dos familiares.
Cingapura, é um país rico, com infraestrutura muito boa, muitas empresas, várias opções de lazer, viagens baratas, comida barata, criminalidade baixa, educação de alto nível e boas condições de saúde, assim descreveu Fernando.