Com a chegada do Carnaval é hora de eliminar as “gordurinhas” tão indesejadas que afligem, principalmente, as mulheres. O problema é que, muitas vezes, elas recorrem de forma irresponsável às dietas perigosas e o pior – geralmente, essa preocupação é lembrada apenas durante o dia. Quando saem para a balada ingerem bebida alcoólica, que além de ser nocivo ao organismo, engorda demasiadamente. E todo o esforço para emagrecer vai literalmente por água abaixo.
Para se ter uma ideia, a bebida alcoólica engorda mais do que a maioria dos alimentos. A carga calórica presente no álcool representa quase o dobro da encontrada nos carboidratos. “Um grama de carboidrato concentra quatro calorias, enquanto um grama de álcool traz consigo sete”, afirma a nutricionista e personal diet, Dra. Maria José Pupin Jafelice.
Numa comparação explícita, podemos dizer que a ingestão de uma lata de cerveja (350 ml) equivale ao consumo de 25g de bacon e um copo de caipirinha tradicional (200 ml) tem a mesma quantidade calórica que uma fatia (100g) de pizza de mussarela. Portanto, beber para quem está de dieta é um prejuízo total.
Outro grave problema, destaca a nutricionista, é como o álcool interfere no metabolismo dos alimentos. “O organismo não reconhece de forma alguma o álcool e isso traz sérias consequências para a saúde”, adverte. Ela explica que o corpo demora de seis a oito horas para eliminar a substância alcoólica e por conta disso o produto é metabolizado de forma errada, trazendo diversos riscos de doenças como câncer, reações alérgicas, problemas hepáticos, distúrbios inflamatórios no estômago e várias doenças autoimunes.
Além disso, o álcool causa irritação gástrica e este é outro alerta para quem deseja emagrecer porque ao ingerir álcool, o corpo reage com sinais de fome, ou seja, a pessoa come mais quando a refeição é precedida ou acompanhada de bebidas alcoólicas.