Teclados podem ser mais sujos que sola de sapato, siga as dicas para higienizá-los
Pode não parecer, mas os teclados de celulares e computadores são tão (ou mais) sujos que uma sola de sapato. Depósito fácil de microorganismos patogênicos, eles precisam ser higienizados com frequência. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, dá algumas dicas sobre a limpeza destes aparelhos.
"Às vezes, eles têm bactérias piores que as de uma sola de sapato. Se você fizer uma pesquisa por aí, vai ver que todo mundo leva o celular para o banheiro. Lava-se a mão, mas e o celular?", questiona o biomédico. De acordo com ele, este tipo de conduta - comum entre as pessoas - faz com que celulares se tornem um grande veiculador de vírus e de bactérias.
"O mesmo acontece com os teclados dos computadores. Você está digitando e espirra, come e deixa cair farelos, corta até as unhas em cima dele. Ao abrir um teclado, encontramos restos de comida, asas de Aleluia [inseto], unhas e, às vezes, até mesmo baratas e formigas, devido aos restos de comida", comenta.
Como fazer a limpeza
Segundo Figueiredo, é preciso limpar sempre celulares e computadores. "Pessoas da área da saúde devem higienizá-los todos os dias. As outras podem limpar uma vez por semana", ensina o especialista.
"Pesquisas feitas em hospitais dos EUA mostram que o teclado é um vetor de doenças. O tempo de vida de uma bactéria estafilococos, por exemplo, é de 24 a 48 horas", afirma Figueiredo. Para fazer a remoção de sujeiras, o especialista indica usar álcool isopropílico, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação.
"Água, cloro e álcool normal contém água e podem oxidar [os aparelhos]", fala. "Limpe com algodão levemente umedecido, nunca encharcado. Matamos as bactérias pelo contato com o produto, não por afogamento".
Pode-se também limpar os aparelhos com lenços umedecidos, como os entregues em aviões. "A pessoa que viaja muito pode guardá-los para fazer a desinfecção", diz Figueiredo.
Usando o secador de cabelos
O biomédico ainda revela um truque simples para deixar os computadores limpos. "Indico, uma vez por semana, usar um secador de cabelos para jogar vento no teclado. Isso ajudará a tirar sujeiras e poeiras", orienta. "Além disso, de três meses em três meses, fotografe o teclado, tire todas as suas teclas, e, com a ajuda de cotonete e algodão, higienize-os com álcool isopropílico. Depois, coloque as teclas de novo. Por isso, a necessidade da fotografia".
E, para quem acha isso um exagero, Figueiredo alerta: "Não é uma questão de frescura, mas sim de saúde". Então, faxina neles!