Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Para quem pouco conhece sobre o padre Márcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo, pároco da igreja Senhor Bom Jesus desde novembro de 2011, temos novidades a contar, ele tem um programa na Rádio Canção Nova no Coração de Maria, AM 810, em São José do Rio Preto, participa do programa de TV Opinião Cidade, na TV da Cidade, também em Rio Preto e tem um programa na rádio comunitária de Ribeirão Preto. Mesmo morando em Votuporanga, o religioso consegue se desdobrar e falar sobre cidadania e fé por meio de veículos de comunicação.
O programa da Rádio Canção Nova, chamado Verdade em Questão, é gravado na quarta-feira em Rio Preto e veiculado de segunda a sexta-feira, às 9h30. O padre aproveita a quarta-feira para gravar todos os cinco programas, que serão transmitidos durante a semana, com a duração de 10 minutos cada. “Na rádio falamos sobre cidadania, fé, engajamento social e político e da doutrina social e ética da igreja”, contou. O programa de rádio de Ribeirão segue modelo parecido.
Na TV da Cidade o padre participa como articulista desde novembro de 2010. “Discutimos política, cidadania e democracia no programa”, explicou. O programa, ao vivo na TV das 12h30 às 13h, na quinta-feira, é reprisado à meia noite do mesmo dia e às 9h30 na quinta-feira, também é transmitido pela internet, por meio do site www.canal16.com.br. Padre Márcio disse que este programa é muito visto à noite e que ele recebe muitos e-mails dos telespectadores. De diferente do rádio, o padre contou que, além de ter o recurso visual e uma duração maior, o programa de TV discute notícias do dia a dia. “Dentro de uma perspectiva democrática, crítica e construtiva. Assim como a doutrina da igreja, que critica os problemas, propondo soluções”.
Sobre o trabalho na mídia, o padre disse que em Rio Preto ele tem essa abertura na comunicação e acreditar ser importante para a igreja. “O padre na América Latina sempre cumpriu essa missão de traduzir a fé, traduzir o desejo de Deus”, falou.
BOX
Artigo
No artigo “Progresso e Justiça”, escrito pelo padre e publicado na sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012, no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, o padre disse: “Como jovem, vivendo este tempo de desenvolvimento do meu país, não posso calar-me diante dos desafios morais que ele enfrenta para crescer com equidade e paz. Coloco-me diante do progresso econômico e da construção da verdade, pois o progresso nos fará ricos, mas a verdade nos trará a felicidade. Assim, creio que o valoroso sentido da uma nação que quer ser grande não está apenas na sua economia forte e robusta, mas no compromisso com a verdade e a dignidade humana. Isto fará do Brasil um país grande e justo, uma nação rica e feliz”.