Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
Alguns podem dizer que foi sorte de principiante. Mas para quem acompanhou o desfile oficial realizado no último sábado na avenida Vale do Sol, viu que Grêmio Recreativo Raça Alvinegra conquistou os jurados e o público.
Durante a apuração dos votos realizada ontem na Câmara Municipal, o clima era de ansiedade entre os membros das escolas de samba Falcão Negro, Águias da Liberdade e Raça Alvinegra.
Foram analisados oito quesitos: bateria, samba-enredo, evolução, enredo, alegoria, fantasia, comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira. E a medida que o presidente da Lesvo (Liga das Escolas de Samba de Votuporanga), Silvio Vieira, anunciava as notas, a Raça Alvinegra ficava mais perto do título. Em todos os critérios, ela recebeu a melhor média, com a exceção da bateria que lhe rendeu 9,5 pontos. A escola teve descontado cinco pontos por causa de penalidades com relação a quantidade de componentes na avenida e em três alas. No total, a Raça Alvinegra conquistou 74,5 pontos e a verba de R$ 52 mil.
O presidente da escola André Figueiredo comemorou (e muito) a conquista com seus integrantes. “É muito gratificante. Foi o nosso primeiro ano e a escola não tinha muita estrutura. Ficamos alguns pontos atrás das demais escolas, mas a nossa torcida mostrou garra, raça e fizeram de tudo para desfilarmos na avenida. A questão do título estava em segundo plano”, disse, em entrevista ao jornal A Cidade.
André ressaltou que a Tura (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra) é mais do que uma família. “Eles se envolveram muito e essa é a primeira conquista. Votuporanga ganha com o desfile das escolas de samba e com os próximos anos, a disputa vai aumentar”, complementou.
A escola de samba Falcão Negro ficou em segundo lugar com 72,5. E a Águias da Liberdade, 70,5.