Marcelo pretende levar para um prédio no centro da cidade o trabalho que começou na garagem de casa
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Incentivar a leitura, esse foi o objeto de Marcelo Amédi, de 24 anos de idade, ao criar um sebo na garagem de sua casa, na rua Piauí, 2779, Parque 8 de agosto, no mês de agosto do ano passado. “Percebi que as pessoas liam pouco na cidade, apesar da boa biblioteca municipal que temos”, contou Marcelo.
Sebo é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados. O preço dos livros vendidos em sebos é geralmente mais baixo, com exceção de livros raros, autografados, primeiras edições, os que levam encadernações de luxo, que podem ter um custo maior por seu valor histórico.
Além de contribuir com o aumento da leitura, Marcelo acredita que promove o reaproveitamento dos livros e ainda colabora com a preservação ambiental, já que muitos dos livros seriam descartados no lixo.
Em meio aos mais de 1.300 títulos, os romances antigos e literatura estrangeira sãos os mais procurados no Sebo Votuporanga, como é chamado. Marcelo vende, compra, troca e recebe doações literárias. Sendo o único sebo da cidade com este formato, Marcelo está contente com o resultado dos primeiros meses de trabalho. “Votuporanga tem um público leitor bom, mas nem todas as pessoas sabem como funciona um sebo, quis deixar o nome Sebo justamente para as pessoas aprenderem o que é”, falou.
O sebo conta com livros, revistas, Cd’s, Lp’s, mangás, gibis, Dvd’s entre outros e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado das 9h às 13h.
Marcelo visita as escolas da cidade e também divulga o sebo nas mídias sociais. Ele pretende levar para um prédio no centro da cidade o trabalho que começou na garagem de casa, mas ainda não há data definida para que isso aconteça.
O Sebo foi montado com 50 livros que Marcelo já tinha, depois adquiriu mais em São José do Rio Preto-SP e São Paulo-SP, onde conheceu um Sebo e recebeu o incentivo do dono de lá para montar um em Votuporanga. Amante da leitura, o dono do Sebo Votuporanga lê em média sete livros por mês. Ele contou ainda que tem um público fiel, que visita o sebo toda semana.
Com custos que variam de R$0,50 a R$200, o sebo conto com material para todos os gostos.
Para mais informações: (17) 3422-8196/ 8108-3179 e o e-mail: marceloamedi@gmail.com