Sílvia Caporalini, supervisora de marketing e relacionamento da Unifev, discorreu sobre o assunto
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
“Desafios do Atendimento no século XXI” foi o tema da palestra oferecida ontem, às 8h, pelo Comitê feminino da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), no auditório da entidade, para mulheres empresárias, proprietários de estabelecimentos comerciais e funcionários de uma maneira geral.
A gestora comercial, Sílvia Caporalini, supervisora de marketing e relacionamento da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, discorreu sobre o assunto.
Sílvia iniciou falando sobre a necessidade do constante aprendizado. “Nunca sabemos o suficiente, aprendemos a cada dia”. Para ela, todos os profissionais são vendedores. “O médico, o dentista, o cabeleireiro, todos precisam vender seus serviços. Muitas vezes a gente vende tão bem o amigo que está do lado e não consegue se vender!”.
A palestrante também contou um pouco de sua história. “Já nasci querendo vender. Quando eu era bem pequena, com quatro anos de idade, meus pais tinham uma horta, eu pegava uma bacia e sai para vender verduras aos vizinhos”.
Para Sílvia, não somente o vendedor, mas todo ser humano deve dar ao outro aquilo que gostaria de receber. Tratar o outro como gostaria de ser tratado. Com a globalização e fácil acesso à internet, as comprar por meio do computador cresceram 75% nos últimos anos e o Brasil tem 53 milhões de internautas compulsivos. O principal fator que leva um consumidor a deixar comprar em um local é o descaso e atendimento de má qualidade, que representam 68% do abandono; seguido de baixa qualidade, 14%; depois a concorrência, 9%.
Sílvia falou que isto não significa o fim do atendimento presencial, por que as pessoas ainda gostam do olho no olho, do calor humano, Porém, ressaltou que o tratamento e o acolhimento devem ser bons.
Ela disse ainda que tudo na vida precisa ser bem feito. “Tem gente que vai procurar emprego no comércio somente depois de não encontrar nada em outras áreas. A pessoa precisa querer trabalhar no comércio, gostar de vender!”.
E, para garantir um bom atendimento, o vendedor pode seguir as dicas: conheça os clientes; seja atencioso e simpático; evite conversas longas; seja bem informado; respeite as regras da empresa; e mantenha boa aparência.