O poeta Vinicius de Moraes descreveu em música já há algum tempo algo que os cientistas cada vez mais comprovam: alegria é a melhor coisa que existe. De acordo com uma pesquisa inglesa feita pela University College London e publicada na versão online da revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, felicidade tem tudo a ver com viver mais.
O resultado em números: ser feliz e sorrir reduz 35% do risco de morte. O estudo, realizado com homens e mulheres entre 52 e 79 anos, observou o comportamento de cada um e as reações de alegria e ansiedade durante o dia.
“Toda vez que sorrimos alimentamos o outro com o que há de melhor em nosso íntimo, em contrapartida, quando recebemos um sorriso, reabastecemos nossa energia do bem, dando-nos prazer e bem-estar”, explica a psicóloga Denise Fonseca.
A especialista acrescenta que quando estamos motivados a encontrar a felicidade estabelecemos metas e nos esforçamos para alcançá-las. A partir daí acreditamos que nossa vida irá durar mais.
Já quando os sentimentos são negativos, “as pessoas tendem a pensar na vida com infelicidade e certamente não vão encontrar motivos para prolongá-la, ou seja, a vida é vista como fardo”, diz Denise.
Segundo a psicóloga, as pessoas vivem rodeadas de notícias boas e ruins e precisam saber conviver com isso. Para ela, para viver melhor e bastante, sorrir é o melhor remédio.
“O sorriso é terapêutico, relaxa e proporciona sensação de bem-estar. Além disso, previne e protege de várias doenças como infecções, pressão alta e problemas cardíacos”, completa.
Quatro alimentos que fornecem felicidade:
Abacate: bastante utilizado em pratos salgados da culinária mexicana, o abacate também vai bem em saladas e nas sobremesas. É a fruta que mais tem proteínas. A niacinamida é a substância que ajuda no relaxamento e no bom humor.
Mel: um dos alimentos mais completos, o mel natural tem ação calmante que induz a sensação de bem-estar. Além disso, ajuda a cuidar da saúde e do organismo e trata doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite.
Lentilha: esse nutritivo grão não é só prato sagrado no Ano Novo. A lentilha é fonte de cálcio que equilibra as funções do organismo e atua na produção de serotonina, substância responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.
Peixes: são fonte de ômega 3, substância protetora dos neurônios. A relação com a felicidade é o aumento na produção de agentes responsáveis pelo envelhecimento celular. O salmão é o peixe mais recomendado.