Noite de autógrafos será amanhã, às 20h, na Galeria Amazonas, na rua Amazonas, 2814, sala 34
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A votuporanguense Miriã de Paula Neves, estudante de 17 anos, fará amanhã, dia 23, uma noite de autógrafos do livro @dolescência.com, às 20h, na Galeria Amazonas, na rua Amazonas, 2814, sala 34. Esta coletânea de poesias é uma pequena mostra de sua trajetória escolar dentro do Projeto “Noite da Poesia”, da Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha.
Em sua dedicatória, ela diz: “este livro não é meu. São meus os sonhos e as palavras usadas. Mas cada estrofe, cada verso, rima, pausa... cada ideia veio inspirada nos acontecimentos desta minha pequena grande vida. Acontecimentos estes compartilhados e vividos principalmente na escola. Com colegas de classe, com professores, funcionários, em eventos, festas, mas na maioria, na sala de aula...”.
Miriã dedica o livro a todos que a ajudaram a realizar este sonho, em especial, à professora Bernadete de Carvalho Almodova, que iniciou o projeto na escola, à professora Simone de Freitas Santos Almeida, à coordenadora Marisa Reinoldes Andrade, dando força máxima ao projeto, à professora Marilda Martins Jordão de Abreu, dando-lhe apoio, à coordenadora Neusa dos Santos Leite, à professora Heleni de Abreu, que colaborou nas correções das poesias e a toda equipe da Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha.
Sobre a escritora:
Miriã de Paula Neves, nascida em 22 de junho de 1994, em Votuporanga, onde vive com a família e faz o curso de letras, é ex-aluna da Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha. Sonhadora, sempre viajou por vários gêneros literários, mas no ano de 2005, quando iniciou sua participação no projeto “Noite da Poesia”, com 12 anos de idade, abriram-se para ela as portas do mundo mágico da poesia com que se identificou de tal maneira, que decidiu adentrar e ir mais fundo neste mundo intenso e curioso de rimas e versos com musicalidade. Tanto que nas declamações se sobressaiu pela grande intimidade com as palavras, repetindo a proeza em suas criações.
Ela iniciou seus estudos na Escola Estadual Professora Esmeralda Sanches da Rocha em 2005, na quinta série. Destacou-se entre os demais. Logo no início do ano quando a professora iniciou o projeto de poesias, sua primeira produção foi motivo de admiração e dúvida. “Lembro-me de quando sua professora de língua portuguesa, Marilda Jordão Martins Abreu, mostrou-me entusiasmada sua poesia. Li e disse: “Não é possível, isto é cópia”. Chamei-a e pedi para que escrevesse uma outra poesia sobre outro tema. Olhou-me com naturalidade e perguntou: “agora?” E respondi: “sim, agora””, contou a professora Marisa Reinoldes Andrade.
Sentou-se à frente da professora, pegou um lápis, uma folha de caderno e dentro de alguns instantes entregou a folha. A professora leu e ficou encantada, pois estava muito melhor que a anterior.
A partir daí, ganhou sucessivamente em primeiro lugar os sete concursos do projeto “Noite da Poesia”, na categoria de poesias inéditas, e seis desses, na categoria declamada.
Segundo Marisa Reinoldes Andrade, o projeto “Noite da Poesia” é divido em duas categorias: produção inédita e declamação de poesias de autores consagrados. As inéditas são avaliadas pelos professores da própria escola e as declamadas, por um júri presente na noite do evento.
Sobre a estudante, Marisa disse que “sua trajetória escolar foi exemplo para os demais alunos e motivo de orgulho para a equipe escolar. Além de escrever muito bem, declamar magistralmente, conduzir debates, fóruns e entrevistas, tem uma incrível habilidade com desenhos que impressionam pela riqueza de detalhes”.
Por sua belíssima trajetória, a equipe escolar a presenteou com a viabilização do seu sonho: a edição do primeiro livro de poesias inéditas intitulado @dolescênci@.com.