Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
O sonho do casamento pode estar mais próximo do que muita gente pensa. O Cartório de Registro Civil está com as inscrições abertas para a segunda edição do casamento comunitário, que será realizado no dia 30 de junho, às 9h, no Votuporanga Clube.
Quem é solteiro, deve levar certidão de nascimento dos noivos, RG, CPF originais, qualificação dos pais dos pretendentes (naturalidade, profissão, idade e interesse). Caso algum dos pais seja falecido, é preciso a data do óbito. Para quem é divorciado, os documentos necessários são certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF.
Os viúvos devem levar certidão de casamento com conotação do óbito do cônjuge que faleceu.
As inscrições seguem até o dia 10 e podem ser feitas para os casais em união estável e que não possuem condição financeira. O cartório funciona das 9 às 17h.
É imprescindível levar duas testemunhas para marcar o casamento. As pessoas da cerimônia devem ser as mesmas que marcaram o matrimônio.
O casamento comunitário é totalmente gratuito e é uma parceria do Cartório do Registro Civil, FSS (Fundo Social de Solidariedade) e do vereador Eliezer Casali.
Para o vereador Eliezer, a realização do casamento envolve custos, muitas vezes elevados para a realidade sócio-econômica da comunidade. A Lei Municipal n 3522, de 04 de junho de 2002, instituiu o casamento comunitário civil, custeado pelo município, a ser realizado anualmente.
No ano passado, diversos casais realizaram esse sonho de matrimônio, sendo que, neste ano, a Prefeitura deverá realizar o mesmo evento civil e religioso. “Tendo em vista a importância do casamento na consolidação da instituição familiar, sendo que, essa solenidade é uma das lembranças mais marcantes da vida do ser humano”, destacou Eliezer.