O convite ideal é aquele que melhor retrata o estilo de vida dos noivos e combina com o casamento planejado por ambos. “O convite é o primeiro contato do convidado com o casamento”, explica Débora Cheruti, proprietária da Abelha Catita, empresa de design em papelaria. “Quando um casal pensa dessa forma, fica mais fácil encontrar o caminho em relação ao tipo de convite a ser feito”.
Tradicional ou descolado? Clássico ou divertido? A primeira definição diz respeito ao estilo. Para ajudar a decidir, Débora sugere se colocar no lugar do convidado e imaginar que mensagem o convite vai transmitir.
Acompanhando o estilo vem a escolha do papel. Há opções para gostos e bolsos diferentes. O papel reciclado é ecologicamente correto, porém mais caro. Os metálicos também pesam mais no bolso. “Metálicos são mais sofisticados. Mas por serem mais caros, apenas cerca de 40% dos clientes optam por eles”, estima Carol Fernandes, da Espaço do Casamento. Segundo Carol, os papéis nacionais foscos são os mais usados.
Personalidade no envelope
O convite é o primeiro fator a criar a expectativa da celebração no convidado. Por isso, ele deve funcionar como um aperitivo de como será a cerimônia e a festa, ou brincar com preferências e elementos da vida dos noivos.
Mesmo que o convite, acompanhando o tom do casamento, siga o estilo clássico, é possível personalizar. “Por mais tradicional que o convite possa ser, algum detalhe que represente o casal deve sempre ser incorporado. Pode ser uma frase ou o trecho de alguma música que marcou o relacionamento”, concordam as sócias Paula Ibias e Danielle Pirotti, da Realizzare Assessoria de Casamentos.
Para um resultado original e divertido, o envolvimento entre noivos e fornecedores é essencial. “Vivenciar o processo de confecção de um convite de casamento também faz parte da realização de um sonho”, acredita Cristine Cartacho, designer e dona da papelaria especializada Chez Cris.
A cara dos noivos
Convites menos tradicionais estão ganhando a preferência dos noivos como Diana Azevedo dos Anjos, 23 anos, e Eric Toshikazu Hantani, 24 anos, ambos professores de inglês. Moradores de Belém do Pará, eles vão se casar em dezembro e o convite, que acabou de ficar pronto, tem uma caricatura dos dois inspirada numa foto do casal, já que tudo foi acertado por internet.
“Íamos escolher um convite simples, sem foto nem nada, mas queríamos algo mais descontraído. Então, vimos as caricaturas e adoramos, são bem a nossa cara. O resultado ficou lindo e valeu a pena”, conta a noiva.
Já o convite de Ariane Godoy, 23 anos, coordenadora de marketing e Evandro Ernani, 25 anos, gerente de TI, nasceu de um simples pedaço de papel. A noiva tinha uma amostra de papel marrom pela qual se apaixonou um ano antes. Ela também escolheu duas corujinhas como símbolo para a papelaria. Com um casamento de tema rústico e aconchegante, os elementos se encaixaram perfeitamente.