Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O município de Fernandópolis completa 73 anos hoje. Com população aproximada de 64.696 habitantes, sua data de fundação é 22 de maio de 1939, sua padroeira é Santa Rita de Cássia e o fundador Joaquim Antônio Pereira. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Luiz Vilar de Siqueira e o vice-prefeito Paulinho Birolli. O nome do município é uma homenagem ao interventor federal Fernando Costa, que governou o estado de São Paulo entre 1941 e 1945.
A criação de gado em Minas Gerais e no sul de Mato Grosso forçou o estabelecimento de uma ligação entre Sant’Ana do Paranaíba e a região em desbravamento no interior: a Estrada Boiadeira. Atravessando o rio Paraná, a Estrada Boiadeira ligava o atual Mato Grosso do Sul à região e, orientando-se pelo curso do rio São José dos Dourados, servia para conduzir as tropas e o gado a São José do Rio Preto e daí atingir Barretos, forte entreposto de comercialização, reduzindo o trajeto até então utilizado, via Uberaba.
Os caminhos das Estradas Boiadeiras permaneceram por longo tempo as únicas vias de penetração do povoamento do chamado Sertão de Rio Preto, e desse modo, foi a Estrada Boiadeira que conduziu os primeiros colonizadores ao território, hoje denominado Fernandópolis.
Os primeiros povoadores da região começaram a se fixar a partir do levantamento topográfico realizado pelo Estado, em 1918, na época em que o único acesso era a Estrada da Boiadeira. Em 1927, Joaquim Antônio Pereira, junto com os irmãos Francisco Joaquim e Bertolino Arnaldo da Silva, adquiriram mil alqueires de terras, nas proximidades das fazendas Santa Rita e Marinheiro, que, com Afonso Cáfaro, iniciaram as lavouras de café.
Em 1938, Carlos Barozzi fundou o patrimônio que levou seu nome, mais tarde denominado Brasilândia. Próximo a este núcleo, Joaquim Antônio Pereira determinou o levantamento topográfico de uma área destinada à implantação do patrimônio Vila Pereira, tendo ai erguido um cruzeiro, em 1939, e construído uma capela, mais tarde demolida para construção da Igreja matriz.
As duas vilas disputavam a liderança no progresso e, quando em 1943, receberam a visita de Fernando Costa, então Interventor Federal do Estado de São Paulo, por sugestão deste, os fundadores uniram as vilas, dando origem a Fernandópolis.
O café foi, durante muitos anos, a principal fonte de renda, mas devido aos diferentes tipos de solo, foram sendo introduzidas novas culturas, destacando-se o algodão, milho, amendoim e arroz.
Agenda das comemorações de hoje
Ato cívico – 73º aniversário de Fernandópolis
6h – Alvorada na Praça Joaquim Antônio Pereira
7h30 – Homenagem ao Fundador na Praça Joaquim Antônio Pereira
9h – Missa de Ação de Graças à padroeira, na Igreja Matriz
10h – Sessão Solene para outorga da Medalha 22 de Maio, na Câmara
23h – Show gratuito do aniversário da Cidade, na Expô, com o cantor Daniel