A série policial mostrará o instigante universo das investigações na cidade do Rio de Janeiro
Na próxima terça-feira, substituindo a minissérie “Rei Davi”, às 23h15, estreia na tela da Record, a série policial “Fora de Controle”. Interessante é que a emissora termina uma minissérie bíblica e coloca no ar uma série policial, contanto o dia a dia de uma delegacia. Mas, como na televisão o que importa é a audiência, vamos ao “Fora de Controle”!
A nova atração foi escrita por Marcilio Moraes e tem direção geral de Daniel Rezende e Johnny Araujo. A proposta de um novo seriado era antiga, desde que terminou “A Lei e o Crime”, série policial também exibida na Rede Record em 2009, Marcílio Moraes viu sua ideia ganhar vida quando no ano passado obteve “sinal verde” para iniciar este novo projeto. A base da série será um crime, um mistério inicial, a ser desvendado por um ou mais investigadores. Tudo se passa na circunscrição da delegacia dos personagens fixos, o Delegado Medeiros (Milhem Cortaz) e seus ajudantes, inspetores Clarice (Rafaela Mandelli) e Brandão (Claudio Gabriel). Os crimes ocorrem nesse espaço e os personagens têm a obrigação de solucioná-los. No gênero policial clássico, o escritor trabalha sempre com duas histórias. A primeira, já aconteceu quando começa o episódio. É a história do crime. Ela é o mistério. A segunda vai mostrar a investigação, ou seja, o desvendamento da primeira história, a descoberta do criminoso. De acordo com o autor, “o processo de criação, neste tipo de programa, consiste em primeiro inventar um crime. E depois construir a maneira como ele será desvendado. E o escritor deve dar ao público todas as informações que fornece ao investigador, de forma que o espectador também tenha a chance de descobrir o criminoso”.
Em entrevista coletiva, Marcílio Moraes ressaltou que está muito feliz com o novo projeto e falou que “Fora de Controle” é um produto inovador, que mescla a linguagem da televisão com a linguagem cinematográfica. Os diretores Daniel Rezende e Johnny Araujo disseram que vão mostrar o Rio de Janeiro das praias, das belas paisagens, mas também a cidade das diversas comunidades carentes e das favelas.
Em quatro episódios, a série apresentará um policial anti-herói que dialoga com as regras impostas pelo sistema. “Fora de Controle” mostra o instigante universo das investigações na cidade do Rio, com um crime a ser resolvido a cada capítulo. Apesar do tema, não se trata de uma produção pautada somente na ação, com tiros, perseguições e explosões. A atração tem como foco a inteligência, a perspicácia e a intuição do protagonista, o Delegado Medeiros, na resolução dos casos.
A série também explora ao máximo algumas peculiaridades da cidade do Rio de Janeiro, como o cotidiano de quem mora no subúrbio e a realidade das comunidades carentes que convivem, lado a lado, com a riqueza da Zona Sul. A intenção é fugir da obviedade e mostrar um Rio de Janeiro que, apesar de visto por todo o mundo, esconde surpresas.
Cada episódio provocará o público a descobrir, entre uma série de suspeitos, quem é o verdadeiro culpado. Com o desenrolar da trama, o espectador se sentirá instigado a acompanhar o time de policiais até o fim das investigações.
Na verdade, “Fora de Controle” é uma produção da Gullane em coprodução com a Grifa Filmes em parceria com a Rede Record.
Interessante que o protagonista da história, o ator Milhem Cortaz participou do filme “Tropa de Elite” de 2007, no qual viveu o policial corrupto Fábio Barbosa. Sobre sua escolha para protagonizar “Fora do Controle”, Milhem revela: “Ser escolhido para fazer parte disto é um presente. É o meu melhor trabalho, sem dúvida nenhuma, eu me entreguei de corpo e alma”. Contratado da Record desde 2004, o ator já participou de “A Escrava Isaura”, “Essas Mulheres”, “Cidadão Brasileiro”, “Bicho do Mato”, “Vidas Opostas”, “Chamas da Vida”, “Poder Paralelo” e na minissérie “Sansão e Dalila”, que foi exibida no ano passado.
Já Rafaela Mandelli ganhou destaque na televisão com a personagem Nanda, da edição de 2001 de “Malhação”, na Globo, protagonista da trama na qual fez par romântico com Iran Malfitano. Na Record foi Regina Mayer na novela “Os Mutantes - Caminhos do Coração”, na qual viveu uma jovem universitária estudante de Física. Ela também participou da minissérie “Sansão e Dalila”.
Claudio Gabriel, o outro protagonista de “Fora de Controle”, trabalha na Record desde 2006, quando participou da novela “Bicho do Mato”. Também esteve no elenco de “Amor e Intrigas”, “A Lei e o Crime”, “Bela, a Feia”, “Sansão e Dalila”, e no humorístico “Show do Tom”.
Para ajudar Marcílio Moraes escrever “Fora de Controle” foi escalado Gustavo Reiz. “É um projeto sobre um gênero em que o Marcílio é mestre, que é o policial. Eu já admirava o trabalho dele em outras novelas, livros, contos etc. Ele domina esse gênero que eu sempre gostei como leitor, expectador” afirma, o coautor. Na Rede Record, Gustavo Reiz foi o autor da série “Sansão e Dalila”.
Na verdade, a emissora está fazendo um teste. Se agradar o telespectador, a série “Fora de Controle” poderá ganhar outras temporadas. Se isso vai acontecer, só o tempo dirá!
Quem é quem?!
MEDEIROS (Milhem Cortaz): Delegado de polícia inteligente, culto e charmoso, titular de uma delegacia na Zona Sul do Rio de Janeiro. Conhecido pela eficiência no trabalho de investigação criminal, também é polêmico pelos métodos pouco ortodoxos de que costuma se valer. Tem gosto refinado; aprecia o bom vinho, música clássica e artes plásticas. Apesar disso, pode ser violento. Tem noção muito particular de justiça e não hesita em resolver algumas situações por conta própria, à margem da lei. Na vida pessoal é mulherengo e guarda alguns segredos que se revelarão ao longo dos episódios. No passado, viveu um romance com a investigadora Clarice, sua colega de trabalho, e até hoje a relação entre os dois não se resolveu totalmente.
CLARICE (Rafaela Mandelli): Bela e experiente investigadora de polícia. Clarice é excelente profissional, extremamente correta e fiel à lei. Apesar da admiração que tem por Medeiros, questiona seus métodos de investigação e está sempre atenta aos passos do delegado. Envolveu-se com ele no passado, seduzida pelo homem culto e refinado. Afastaram-se, mas nenhum dos dois conseguiu superar inteiramente o que sente pelo outro. Há uma permanente tensão entre eles, apesar do convívio afável.
BRANDÃO (Claudio Gabriel): Inspetor de polícia, trabalha há muito tempo com Medeiros, a quem tem como mestre. Brandão é simples, direto e, por vezes, brutal. Não tem o refinamento de Medeiros, embora não lhe falte humor. Tem contatos com a bandidagem e faz a ponte entre ela e o Delegado Medeiros. Simpático e falastrão não é contudo uma pessoa confiável, nem mesmo para o chefe.
MOACIR (Zé Dumont): Chefe da polícia civil, superior de Medeiros. Sujeito duro, mas com caráter político. Nos momentos de maior pressão, é ele quem cobra resultados de Medeiros.