Hans Bernunger, Olle Olsson, Sara Lood e Pia Af Klinteberg cumpriram uma intensa agenda com visitas
O grupo de intercambiários da Suécia que visita o Brasil até o próximo dia 16 de maio, despediu-se de Votuporanga ontem, seguindo para Auriflama e Fernandópolis. Enquanto estiveram na cidade, acompanhados pelo Rotary Club Novo Milênio, os suecos cumpriram uma intensa agenda com visitas a empresas, instituições públicas, comércio, restaurantes, entre outros.
Para conhecer a estrutura da cidade no tratamento da água, esgotos e preservação do meio ambiente, o grupo passou pelo Ecotudo, sede administrativa da Saev Ambiental e Estação de Tratamento de Água (ETA), onde foram recebidos pelo Superintendente, engenheiro Marcelo Marin Zeitune e o Secretário de Meio Ambiente, geólogo Gustavo Gallo Vilela.
O líder dos visitantes, Hans Bernunger, economista com experiência no exterior e no Brasil; o policial Olle Olsson, com trabalho voltado à prevenção ao uso indevido de drogas; a Guia Turístico Sara Lood; e a economista Pia Af Klinteberg disseram gostar do que viram. “O Ecotudo é um projeto que nos impressionou, principalmente, pela característica de ficar aberto 24 horas e receber qualquer tipo de resíduo domiciliar”, disse Hans.
Na ETA, eles foram recebidos pela equipe responsável pelo tratamento e puderam tirar dúvidas com o químico industrial, José Lúcio da Silva. “Eles estavam bastante curiosos para entender como é feito todo o processo, desde a coleta da água na represa até a vazão da bomba, quantidade de água produzida e os produtos químicos que utilizamos”, comenta.
Festiva do Rotary
Na noite desta segunda-feira, os intercambiários participaram da festiva na sede do Rotary, onde acompanharam a cerimônia de posse dos novos sócios: Jociara Marão Alfagali, Maria Antonia dos Santos Vila, Ita de Oliveira Borges, Claudia Leandra Pena Vieira, Ana Lucia Galo e Márcio Ferrari Paroni.
Durante o evento, Hans Bernunger, Olle Olsson, Sara Lood e Pia Af Klinteberg fizeram uma exposição sobre a Suécia (costumes, esporte, alimentação, política, geografia) e falaram sobre suas profissões, família e suas impressões do Brasil. Sara Lood resumiu a opinião do grupo sobre o país: “No começo achei que fosse gostar do Brasil, mas agora eu amo o Brasil e as amizades que fizemos aqui vão ficar para sempre em nosso coração”.
Os suecos ficaram hospedados durante seis dias em casas de rotarianos do Novo Milênio, período em que passaram pela nova Rua Amazonas, Festival Literário (FLIV), Lar Celina, Rádio e TV Unifev, Cidade Universitária, Saev Ambiental Facchini Carrocerias, Corpo de Bombeiros e, ainda, na festa de peão de Valentim Gentil e prainha de Mira Estrela.
O Intercâmbio
Chamado de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE) tem duração de 30 a 40 dias, e destina-se a profissionais com idade entre 25 e 40 anos e mínimo de dois anos de experiência, visando a melhoria de sua atuação no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento, o progresso e a humanização da comunidade onde atuam, fortalecendo a paz mundial.
Os profissionais inscritos, que não podem ter qualquer vínculo com Rotary, são selecionados através de concurso. Os intercambiários são liderados por um rotariano do Distrito, com vasta folha de prestação de serviços ao Rotary International.
Suécia
A Suécia, país do Norte da Europa, tem cerca de 9,2 milhões de habitantes. Sua capital é Estocolmo e está localizada na Península da Escandinávia, próxima à Noruega, Finlândia e Dinamarca.