Aldeonic Pavani Domingos Borges, 18 anos, é um exemplo de dedicação e força de vontade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Conciliar faculdade e trabalho é complicado para muita gente. Agora, imagine um jovem que, além disso, ainda está no Tiro de Guerra, faz um curso de capacitação, namora e é medalhista no karatê! Haja disposição para tudo isso, mas é assim o dia a dia de Aldeonic Pavani Domingos Borges, de 18 anos.
Aldeonic acorda cedo e fica no Tiro de Guerra das 6h às 8h, desde o mês de março deste ano. De lá, volta para casa, tira a farda e segue para o trabalho, na Facchini, onde é aprendiz de usinagem, onde fica até 11h. Almoça em casa, no bairro Comerciários II, e segue para o Senai, onde faz o curso de mecânico de usinagem. Do Senai, Aldeonic segue para a academia do pai, que também é seu treinador, Adebaur Domingues Borges, onde faz karatê três vezes por semana. Está pensando que acabou? Não, ele ainda volta para casa e segue para a faculdade, está no terceiro semestre do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Ainda sobra tempo para visitar a namorada nos finais de semana em Sebastianópolis do Sul e jogar futebol nas horas vagas.
O karatê é sua grande paixão, mas ele diz que é muito difícil viver do esporte, por isso dedica-se ao trabalho e estudo. Depois que começou o curso no Senai, descobriu-se também um apaixonado pela mecânica. Mesmo o cansaço do dia a dia não o deixa desanimado.
Para Aldeonic, a competição mais difícil que participou foi a do último final de semana, em Araraquara, pelo Paulista de Karatê, já que agora está na categoria de 18 a 39 anos, faixa roxa acima, enfrentando atletas de faixa preta, mesmo assim, ele conseguiu duas medalhas de ouro. Ele está classificado para o Campeonato Brasileiro, que será no mês de outubro, em Uberlândia-MG.
O jovem é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, oferecido pelo município, e tem sua faculdade garantida por representar Votuporanga em competições de karatê.
Box
Aldeonic, que é faixa roxa, já ganhou aproximadamente 80 medalhas no karatê, destaque para seguintes:
Campeonato Paulista de 2009: bronze no Kata individual; prata na luta individual; ouro no Kata em equipe; e ouro na luta por equipe.
Campeonato Brasileiro de 2009: bronze no Kata por equipe.
Jogos regionais de 2010: ouro em Kata por equipe.
Campeonato Paulista de 2010: ouro na luta individual; ouro no Kata por equipe; e prata na luta por equipe.
Campeonato Brasileiro de 2010: ouro na luta individual; ouro na luta por equipe; e prata no Kata por equipe. Foi classificado para o campeonato mundial, mas não foi por falta de recursos.
Jogos regionais de 2011: ouro em Kata por equipe.
Campeonato Paulista de 2011: ouro no Kata individual; e ouro no Kata por equipe.
Copa São Paulo de 2011: ouro no Kata individual, ouro na luta individual; e ouro no Kata por equipe.
Campeonato Paulista de 2012, realizado no último final de semana em Araraquara, já competindo na categoria de 18 a 39 anos, faixa roxa acima: ouro no Kata individual; e ouro na luta individual.