Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Desde ontem em Votuporanga, o estilista e modeslita José Gayegos, que também é historiador de moda e jornalista, está conduzindo no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Votuporanga um worshop voltados aos alunos do curso de modelista.
O worshop, ministrados nas manhãs de ontem e hoje, aborda temas como fiação de tecidos, etiquetagem, porcentagem de composição de tecido e criação de moda.
Gayegos disse que a principal mensagem do workshop refere-se à qualidade da modelagem e industrialização do vestuário.
Ele falou que apenas os bons estilistas são valorizados. “Hoje, não existe mais o costureiro, existe o estilista industrial e o de ateliê e, para ser reconhecido, é preciso conhecer bem a profissão e ter criatividade. Porém, que não conhece bem a profissão, não tem criatividade”, disse.
O estilista ressaltou o valor da capacitação. “Todo aprendizado é positivo. Você aprende fazendo e em cursos. Tudo evolui, por isso a atualização constante é importante”.
De sua carreira, ele disse: “o caminho até aqui não foi fácil, mas também não foi difícil. Foi preciso ter coragem. Quando fui para a França, deixei um ateliê e um contrato com a rede Globo de televisão para produção de figurino de novelas. Tive força de vontade. Na França, comia uma vez por dia para conseguir me manter e estudava em dois períodos, para terminar o curso mais rápido”.
Gayegos falou que a moda brasileira, internacionalmente, tem pouca importância. “Agora que o Brasil está sendo reconhecido internacionalmente pelo seu desenvolvimento econômico, para ter uma moda reconhecida, precisa caminhar muito. As exportações caíram muito e nunca teve tanta importação como agora. O Brasil tem roupas de pouca qualidade e roupa cara no Brasil é questão de enganação”.
José Gayegos é formado pela École Guerre- Lavigne, atual Esmod Internacional, École Superieure des Arts e Techniques de la Mode em estilismo, modelagem, marketing e história da moda – Paris. Assistente do costureiro Dener. Estilista/ modelista para grifes internacionais produzidas no Brasil: Valentino, Fendi, Dior do Brasil, Ted Lapdus, Pierre Balmain, Paco Rabanne, Loris Azzaro, Camel, John Player Special, Just Imagine (New York – USA). Palestrante sobre moda brasileira em Paris, Tóquio, Osaka, Berlim, Oslo, Seul e Havana.
Ministra cursos e conferências sobre história da moda, industrialização do vestuário e diversidade cultural na moda na Esmod Paris, Tóquio, Berlim, Oslo, Beirute, Damasco, Túnis e Seul.
Atualmente, apresenta o programa “Rendas & Babados”, na alltv.com.br.