Delegações de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Jales, Urânia, Palmeira D´Oeste e Santa Fé do Sul participaram da festa
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O CSU (Centro Social Urbano) Jane Maria Lacerda Soares trouxe no sábado um pouquinho do Japão para o Brasil, mais precisamente para Votuporanga. Quem participou do Bon Odori, se sentiu do outro lado do mundo.
A decoração, as músicas e comidas típicas atraíram centenas de pessoas. No centro do ginásio, gerações se misturam. Avós cantam, dançam, ensinam os passos para seus netos. Tem criancinhas que já nasceram neste universo. Usam trajes típicos, se enturmam com esta cultura.
Delegações de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Jales, Urânia, Palmeira D´Oeste e Santa Fé do Sul participaram da festa. Tudo em comemoração aos 76 anos de aniversário de Votuporanga.
O presidente da Ancevo (Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga), Carlos Kazuo Fukuyama, deu as boas-vindas para todos os presentes. Ele agradeceu o Sindicato Rural pelo apoio e pelo patrocínio, assim como os empresários que colaboraram com a festa.
Nos 43 anos do Bon Odori, Carlos Kazuo falou sobre a tradição do evento. Ele comentou sobre o falecimento de Yuriko Yoshida, com 96 anos, que morava em Jales. “Yuriko morreu nesta semana e sempre esteve presente na festa”, disse.
O evento de Votuporanga reuniu mais de 300 pessoas, se consolidando a maior festa da região.
Pronunciamentos
O prefeito Junior Marão disse que o Bon Odori é importante para o município. “Eu participo desde criança, tenho uma ligação muito próxima com a colônia japonesa, inclusive já fui presidente do campeonato Nozomu Abê. Esta tradição não pode acabar”, destacou.
Por sua vez, o vereador Osmair Ferrari, representando o deputado estadual Carlão Pignatari, desejou uma boa noite de festa a todos. “É um evento muito importante”, afirmou.
O vereador Osvaldo Carvalho da Silva também participou da festa, representando o presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali.