A celebração está marcada para as 10h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga
Dom Moacir Aparecido de Freitas presidirá a celebração
Neste domingo, 13 bispos do mundo inteiro presidirão em suas dioceses o Encerramento do Ano da Misericórdia. Na diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas presidirá a Celebração Eucarística de Encerramento do Ano da Misericórdia, às 10h na Catedral de Nossa Senhora Aparecida. A celebração deverá contar também com a presença de padres, diáconos e fiéis da nova diocese.
O Ano Santo da Misericórdia teve início no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, em celebração presidida pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma, e segue até o próximo dia 20 de novembro com a Solenidade de Cristo Rei, quando o papa presidirá a Celebração de Encerramento em Roma, juntamente com a realização do Consistório para a Criação de Novos Cardeais, entre eles o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília.
A Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga, na época denominada como igreja Matriz, foi uma das três igrejas da diocese de São José do Rio Preto escolhida pelo bispo Dom Tomé Ferreira da Silva como igreja das Peregrinações, as outras duas foram a Catedral de São José e o Santuário da Vida em Rio Preto.
O Ano Extraordinário teve como tema “Sede misericordiosos como o Pai” e foi convocado pelo pontífice durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, o papa destacou. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse Francisco. A realização do Jubileu da Misericórdia propôs aos fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação.
O papa Francisco concedeu a Indulgência Plenária, perdão dos pecados, a todos os fiéis que durante o Ano da Misericórdia: Peregrinaram até a Porta Santa nas Basílicas de Roma, nas Catedrais ou igrejas estabelecidas pelo bispo e lá participarem da Santa Missa e receberem a Sagrada Eucaristia; Confessaram individualmente com um Sacerdote e rejeitando todos os pecados; Rezaram na intenção da Igreja e do Santo Padre.
Como igreja das Peregrinações, a Catedral de Votuporanga recebeu inúmeros fiéis das cidades da região de Votuporanga neste Ano da Misericórdia. Durante todo o ano de 2016, na 1ª quarta-feira de cada mês, foram celebradas três Missas durante o dia, 7h, 15h e 19h30. Nestes dias os padres também estiveram à disposição dos fiéis ministrando o Sacramento da Reconciliação (Confissão).