Mudanças foram anunciadas na manhã de ontem e trouxeram surpresas para alguns setores, inclusive entre os vereadores
Seba anuncia 7 novos secretários e abre vaga para suplente na Câmara (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Jorge Seba (PSD) anunciou ontem a sua equipe de governo para a gestão 2025/2028, com seis novos nomes para o chamado primeiro escalão. Algumas das mudanças já eram esperadas e comentadas nos bastidores, outras, porém, trouxeram surpresas para alguns setores, inclusive entre os vereadores.
Ao todo, o primeiro escalão do governo é composto por 20 cargos, sendo 15 secretarias, duas autarquias (Saev e Votuprev), chefia de gabinete, Procuradoria Geral do Município, e Controladoria Geral do Município. Dessas, sete passaram por mudanças e as demais seguem com os mesmos titulares.
A principal surpresa foi a indicação do vereador Nilton Santiago (MDB) para a secretaria de Direitos Humanos. Desde que a pasta foi criada, ela é ocupada pelo também vereador Emerson Pereira (PSD) e aliados, como a atual secretária Karolline Bianconi.
Emerson já havia anunciado que não voltaria para a secretaria e permaneceria na Câmara, mas até então, a tendência era de que alguém ligado a ele, como a própria Karolline, ficasse com o posto. O voto contrário do vereador ao projeto da “Taxa do Lixo”, no entanto, conforme se comenta nos corredores da Prefeitura, deixou mágoas no governo e teria motivado a troca de comando.
Com a indicação de Nilton Santiago, que foi reeleito neste ano com 773 votos, ele terá de se licenciar do cargo de vereador e quem assumirá a vaga em janeiro é o primeiro suplente do MDB, o ex-vereador Gaspar que teve 605 votos. Ambos são da zona Sul, que, por coincidência, ou não, é o mesmo reduto eleitoral de Emerson Pereira.
Em entrevista ao A Cidade, Nilton Santiago afirmou se sentir preparado para a nova função. “Estamos à disposição para trabalhar para a comunidade e desenvolver um grande trabalho em prol dos necessitados e dos direitos das pessoas em vulnerabilidade”, disse o futuro novo secretário.