Evento aconteceu na tarde de ontem no auditório do Centro de Cultura e Turismo ‘Marão Abdo Alfagali’, no Parque da Cultura
Durante o evento, foram apresentadas todas as etapas do processo de revisão do Plano Diretor Participativo (Foto: A Cidade)
Da redação
A prefeitura municipal de Votuporanga, por meio da Secretaria de Planejamento, lançou durante a tarde desta segunda-feira a revisão do Plano Diretor Participativo da cidade. O evento aconteceu no auditório do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura e contou com a presença de autoridades locais.
O Plano Diretor Participativo atende a lei federal nº 10.257/2001, e é uma ferramenta que planeja o crescimento em todos as áreas do município. De acordo com o secretário de planejamento, Jorge Seba em entrevista ao A Cidade, todas as cidades têm obrigação legal de cumprir. “Este plano é uma obrigação legal que todo município tem de fazer seu plano ou realizar a revisão, como é o nosso caso. O plano é uma ferramenta de planejamento urbano e rural que prevê para a cidade um crescimento equilibrado em todos os seus segmentos”, explicou o secretário.
Nesta ferramenta, todas as atividades desenvolvidas em Votuporanga como o comércio, as habitações, todas as áreas sociais que prestam serviços ao município são atendidas pela revisão do Plano Diretor. “É uma leitura do município que tem que ser feita sobre o que acontece no município, e como que a sociedade quer que o município cresce, seja territorialmente, seja em termo de qualidade de vida”, falou Jorge Seba.
Durante o evento, foram apresentadas todas as etapas do processo de revisão do Plano Diretor Participativo realizadas em diversas reuniões durante todo o ano. “Nós temos que buscar sempre uma melhoria para a cidade, ou seja, é uma discussão durante todo o ano da abrangência municipal e do que as forças produtivas do município fazem. Tudo o que desenvolve o município estão contemplados para serem ouvidos”, disse o secretario de planejamento.
De acordo com o secretário, para o ano seguinte o objetivo é colocar em prática tudo o que foi desenvolvido no Plano Diretor e prestar atendimentos aos interessas da população. “Em 2019 nós vamos gestar todo esse Plano, a comunidade será ouvida e vai ajudar a fazer este Plano. Teremos instrumento de chamamento em todos os seguimentos da comunidade de Votuporanga. A ideia é aprovar este Plano no início de 2020, até porque o prazo de validade teórica é de 10 anos, então estaríamos preparando a cidade para 2030”, finalizou o secretario de planejamento Jorge Seba.