evento que é voltado para profissionais, professores e estudantes que estão envolvidos na construção das cidades e comunidade em geral, homenageia a história do arquiteto Celso Adalberto Zuanazzi
O evento que é organizado pela Pró-Associação de Arquitetos e Urbanistas da cidade está sendo promovido desde o último dia 7 de dezembro no Centro de Cultura e Turismo (Foto: Divulgação)
Da redação
Em comemoração ao dia do arquiteto, celebrado no dia 15 de dezembro, Votuporanga sedia até amanhã a primeira edição da Bienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento que é organizado pela Pró-Associação de Arquitetos e Urbanistas da cidade está sendo promovido desde o último dia 7 de dezembro no Centro de Cultura e Turismo ‘Marão Abdo Alfagali’.
Para o primeiro ano da Bienal, o tema escolhido pelos organizadores foi ‘Traços do Sertão’, já que o objetivo é “mostrar a produção que Votuporanga tem na arquitetura, porque nossa cidade é uma cidade que conseguimos falar com muito orgulho e tem muita participação de arquitetos e urbanistas”, segundo uma das organizadoras do evento, Daniele Cantoia, em conversa a Cidade FM.
O evento que é voltado para profissionais, professores e estudantes que estão envolvidos na construção das cidades e comunidade em geral, homenageia a história do arquiteto Celso Adalberto Zuanazzi. “É um grande nome e tem diversas obras na cidade, inclusive a Santa Luzia é um projeto dele, e estamos com uma exposição dos croquis dos projetos dele no Parque da Cultura”, falou Daniele.
De acordo com a Daniele Cantoia, a ideia de promover uma bienal de arquitetura partiu de um grupo independente de arquitetos, com cerca de 17 pessoas, com o intuito de aproximar a arquitetura da comunidade. “Estamos em um grupo, uma Pró-Associação de Arquitetos de Votuporanga e a função é trazer a arquitetura para as pessoas. Nós estamos nos reunindo desde o início deste ano e no meio do ano decidimos organizar esta Bienal”, explicou.
A 1ª Bienal de Arquitetura e Urbanismo contou com uma programação extensa durante os dias de realização do evento, com palestras de profissionais da área e oficinas para a comunidade em geral. O planejamento segue durante a noite de hoje e encerra amanhã. “Hoje, nós vamos ter uma palestra às 19h30 sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Às 20h30, nós temos um convidado especial e ele irá falar sobre a Arquitetura, Cidade e Habitação no Amazonas e de encerramento um debate sobre O Direito de Habitar”, completou Daniele Cantoia.
Para encerrar a programação, amanhã as atividades começam a partir das 14h. “No encerramento teremos uma oficina de Compostagem e Horta Hidropônica e uma feira de troca de mudas, que acontece a partir das 14h. Teremos também uma oficina de Kokedama e, à noite, teremos uma palestra sobre A Importância das Espécies Nativas no Paisagismo e depois outra palestra sobre a Perspectivas da Atuação do Arquiteto, por fim, o encerramento”, finalizou.
Cerca de 700 pessoas já passaram pelo evento.