A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta (5) que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública
Secretária da Saúde, Ivonete Félix, recomenda atenção à vacinação (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Após mais de três anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
Em 31 de março de 2020 Votuporanga registrou o primeiro caso de Covid-19. Pouco mais de três anos depois, a cidade chega ao fim oficial da pandemia com o total de 38.156 casos e 509 mortes provocadas pela doença.
Ao longo desses anos, gestores (na esfera municipal, estadual e federal), autoridades em saúde pública e a própria sociedade somaram erros e acertos no combate à pandemia até chegar a este momento. As máscaras já não são mais obrigatórias e mais de 90% da população está totalmente imunizada contra a doença.
“Embora a OMS tenha decretado o fim da pandemia, é de extrema importância mantermos o calendário de vacinas em dia, porque foi através das vacinas que fizemos o enfrentamento do vírus", disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Neste mês, conforme a secretaria, foram confirmados 18 casos de Covid e outras 32 pessoas estão com suspeita da doença, duas delas hospitalizadas na UTI (Unidade de Terapia intensiva).
No mundo
Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.
Durante a última sessão deliberativa, iniciada anteontem, membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por Covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.
“Ontem, o comitê de emergência contra a Covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da Covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.