A informação foi anunciada e primeira-mão na segunda-feira (8) pelo prefeito Jorge Seba (PSDB)
Jura e alunos do Lar Celina acompanharam o trabalho feito pela Saev Ambiental, Prefeitura, Polícia Ambiental e Câmara (Foto: Saev)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga e a Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) iniciaram os estudos para a implantação de mais um Ecotudo, desta vez na zona Leste do município. A informação foi anunciada e primeira-mão na segunda-feira (8) pelo prefeito Jorge Seba (PSDB), em seu programa semanal – “Café com o Prefeito” -, na Cidade FM.
Seba deu a notícia ao responder à pergunta enviada por uma ouvinte à emissora. Lucimeire Ishida, moradora do bairro Parque Residencial do Lago, questionou o prefeito sobre o assunto após a desativação de um depósito de lixo que existia na antiga estrada do Banespinha. Segundo ela, aquela região da cidade precisa de um ponto mais próximo para o descarte de materiais inservíveis.
“Vou te dar uma notícia em primeira-mão então, Lucimeire, pois nós já estamos em estudos sim para localizar uma área e iniciar o processo de implantação de um Ecotudo na zona Leste, ali próximo do São Cosme e Damião, para atender a uma área que não tem esse tipo de atendimento. A ideia é que possamos ter um Ecotudo em cada ponto da cidade, já temos na zona Norte, na região Sul, na Oeste, mas da Leste ainda não temos, então já determinei à Saev que avalie essa situação o quanto antes”, disse o prefeito.
Lixão é transformado em ‘jardim’
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O ponto de descarte de lixo mencionado na reclamação de Lucimeire está ganhando investimentos do poder público. A Saev Ambiental, a Prefeitura de Votuporanga e Polícia Ambiental, com apoio do vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB), iniciaram um projeto de revitalização do espaço localizado na ‘Estrada Municipal Primo Furlani’, próximo ao antigo Banespinha, que será transformado em uma espécie de jardim.
Buscando coibir o acúmulo de lixo no local, foi realizado o plantio de 35 mudas de árvores nativas numa extensão de 150 m², sendo espécies de ipê, dedaleiro, embaúba, aroeira pimenteira e acácia. A atividade foi acompanhada por alunos da entidade Lar Celina do projeto Espaço Jovem, sob a supervisão do educador ambiental, Abílio Calile Jr. A equipe de Meio Ambiente da autarquia continuará o trabalho com o plantio de grama.
“Este ponto de descarte de lixo era alvo constante de denúncias por conta da quantidade excedente e não permitida de materiais descartáveis e inservíveis como, por exemplo, resíduos de construção civil, madeiras, colchões, animais mortos, eletrodomésticos e móveis, que inclusive atrapalhavam o fluxo de veículos e causavam mau cheiro. Felizmente acredito que este problema está resolvido de uma vez por todas”, disse o vereador Jura, que intermediou a solução para o caso.
O prefeito Jorge Seba, o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, a Tenente Sarah Barbosa da Polícia Ambiental e o vereador Jura acompanharam os trabalhos de plantio.
Orientações
A Saev Ambiental retomou a coleta de lixo domiciliar, por meio do tradicional caminhão de lixo, nas propriedades rurais daquela região, que contempla as estradas rurais “Primo Furlani” e “Mário Dorna”. O serviço é realizado às terças-feiras, entre às 9h e 13h.
O lixo deve estar armazenado em sacolas ou sacos de lixos lacrados. Outra orientação da autarquia é de que o lixo seja colocado pouco tempo antes da coleta em um local adequado, para que os animais não rasguem e revirem as embalagens.
O descarte irregular de lixo em vias públicas ou estradas é crime. De acordo com lei municipal de 2015, o responsável pela ação inapropriada pode receber multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que atualmente ultrapassa os R$ 8 mil. O valor pode ser dobrado mediante reincidência do crime.