Os dados são de um levantamento feito pelo A Cidade junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre registro civil no país
Os números nacionais apontam que aconteceram 76,6 mil (Foto: Pedro Bolle/USP Imagens)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que quase 400 casais se divorciaram em um ano em Votuporanga. Os dados do IBGE são referentes a 2021.
De acordo com os números do órgão, foram registradas 384 separações em 2021, contra 363 em 2020 e 300 em 2019. Portanto, nos últimos três anos de levantamentos realizados pelo IBGE, sempre houve aumento na quantidade de divórcios no município.
Há duas maneiras para se divorciar: judicialmente ou extrajudicialmente. O procedimento judicial é realizado perante o Poder Judiciário, mediante a atuação de um advogado. Ao final expede-se mandado judicial ao cartório de registro civil para fins de averbação de divórcio. O procedimento extrajudicial é realizado no Cartório de Notas, mediante escritura pública, a qual serve como título para fins de averbação no cartório de registro civil. Os dados do IBGE mostram que em Votuporanga foram realizados 328 judiciais e 56 extrajudiciais no ano de 2021.
O ano de 2021, o segundo da então pandemia do novo coronavírus, foi marcado pela realização de 80.573 divórcios no Brasil, número recorde da série histórica iniciada em 2007. Desde o lançamento - em julho de 2020 - da plataforma e-Notariado, o acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas representam agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar no país.
O número registrado em 2021 significa aumento de 4% em relação a 2020, quando foram lavradas 77.509 escrituras de divórcios nos tabelionatos de notas, recorde anterior de dissoluções de casamentos pela via notarial, no Brasil. No total, foram 2,8 mil divórcios a mais em comparação com 2020.