Seba se encontrou com autoridades estaduais como o governador Tarcísio de Freitas e os secretários Gilberto Kassab e Eleuses Paiva
Seba se encontrou com autoridades estaduais como o governador Tarcísio de Freitas e os secretários Gilberto Kassab e Eleuses Paiva (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Em nova agenda na capital paulista, o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), participou anteontem da celebração dos 100 anos do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). A solenidade em comemoração ao centenário do TCE foi realizada no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, e contou com a presença de autoridades públicas do cenário nacional e paulista, representantes dos poderes constituídos e dos principais órgãos públicos governamentais.
Durante o evento, Seba se encontrou com o presidente do Tribunal de Contas, Renato Martins Costa, com o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com os secretários de secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab, e Saúde Eleuses Paiva.
"O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é uma referência nacional e contribui muito com o bom andamento das atividades que realizamos nos municípios, por isso temos um respeito muito grande pelo Órgão. Fiquei muito feliz com o convite em acompanhar a celebração deste centenário", destacou o prefeito Jorge Seba.
Também participaram do evento todos os secretários de Estado do Governo Paulista, além de ex-governadores do Estado de São Paulo, como José Serra, Rodrigo Garcia, João Dória e o vice-presidente Geraldo Alckimin. Também marcou presença o ex-presidente Michel Temer. O STF esteve representado pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e André Mendonça.
Administração efetiva
Um levantamento divulgado recentemente pelo TCE revelou que as gestões de apenas 52 dos 644 municípios fiscalizados pela Corte (8%) podem ser consideradas efetivas e uma delas é a de Votuporanga. A avaliação é resultado do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) de 2023, criado pelo órgão para medir a eficiência das Prefeituras.
O indicador prevê cinco faixas de classificação das administrações: ‘altamente efetiva’ (nota A), ‘muito efetiva’ (B+), ‘efetiva’ (B), ‘em fase de adequação’ (C+) e com ‘baixo nível de adequação’ (C). Pelo segundo ano consecutivo, a maioria das cidades paulistas auditadas pelo Tribunal (todas, exceto a Capital) recebeu a pior nota (C).
Votuporanga, porém, ficou com a classificação efetiva (B), entre os municípios que conquistaram a melhor certificação, já que nenhum outro obteve notas B+ e A.