Moradores do Matarazzo e região também acompanharam a vistoria e puderam ver o início das obras de suas futuras casas
Jorge Seba, Carlão Pignatari e Silvio Vasconcellos (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Autoridades municipais e técnicos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) vistoriaram na manhã desta sexta-feira (21) as obras de construção das 185 casas do desfavelamento em Votuporanga. Moradores das favelas do Matarazzo, Esmeralda, Alvin Algarve e Olímpio Formenton também acompanharam a vistoria e puderam ver o início das obras de suas futuras casas.
O ato foi acompanhado pelo o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, pelo prefeito Jorge Seba (PSD), acompanhado de seu vice-prefeito Cabo Valter (MDB) e da primeira-dama Rose Seba, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias, como a Rita de Cássia e o Rodrigo Colorido. Engenheiros e representantes da empresa responsável pela obra também estavam presentes, assim como os operários que já trabalham na construção das moradias.
A previsão de conclusão da obra das 185 moradias do Conjunto Habitacional "Thui Seba" é de 18 meses tornando assim, realidade o sonho da casa própria para famílias que aguardam essa obra há mais de 50 anos e proporcionando uma vida mais digna. No local também serão construídas, em até 60 dias, duas casas modelo para serem visitadas pelos futuros moradores.
"A palavra que traduz esse momento é gratidão. Gratidão àqueles que contribuíram de forma decisiva para que esse sonho chegasse a se tornar realidade às famílias das regiões do Matarazzo, Esmeralda, Alvim Algarve e Olímpio Formenton e também ao nosso governador Tarcísio de Freitas que, juntamente com nosso deputado Carlão Pignatari, tem olhado com muita atenção para as necessidades da nossa cidade", disse o prefeito Jorge Seba (PSD).
Em entrevista ao
A Cidade, Silvio Vasconcellos afirmou que o desfavelamento de Votuporanga é um dos melhores projetos da CDHU. “É uma casa absolutamente sustentável, que atende as normas de desempenho. Essa casa aqui vai ter célula fotovoltaica que gera energia e a família acaba pagando tarifa mínima de energia, ou seja, é uma casa para ser econômica. Estamos animados, pois a obra começou bem e a nossa expectativa é de que até o final do ano que vem possamos fazer a mudança das famílias”, destacou.
Carlão Pignatari, que teve atuação fundamental junto ao governo do Estado e à CDHU para tirar o projeto do papel, destacou que acabar com as favelas do município representa mais qualidade de vida para a população.
“O desfavelamento é uma conquista para toda a cidade e, principalmente, para a população mais carente, que agora receberá novas moradias, em condições mais favoráveis para o desenvolvimento humano e familiar. Fico feliz e agradecido em contribuir com mais essa realização para Votuporanga. Aproveito para reafirmar meu compromisso com essa cidade. Foi aqui que nasci, cresci e constituí minha família, e também fui prefeito por dois mandatos consecutivos. Podem continuar contando comigo sempre”, completou o deputado Carlão Pignatari.
As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As unidades contarão com piso cerâmico e azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, além de um sistema de energia solar, para reduzir os custos com eletricidade.
Homenagem
Após o pronunciamento das autoridades, o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, recebeu das mãos do prefeito Jorge Seba, uma placa de homenagem considerando-o hóspede ilustre e insigne do Município. O tributo também foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico de ontem.