A Secretaria Municipal da Saúde entende que é necessário o trabalho em dias alternativos para combater o Aedes
Cidade segue em alerta sobre a situação da dengue (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A cidade segue em alerta quando o assunto é a dengue. São mais de 5.300 casos registrados da doença, e em julho o município contará novamente com o projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”.
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município, o Poder Executivo acionou o Projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”, nos termos da Lei nº 6.353, de 19 de fevereiro de 2019, alterada pela Lei nº 6.960, de 23 de fevereiro de 2023. A implantação leva em consideração a situação epidemiológica atual do município, com 5.305 casos positivos, 3.325 em investigação e nove mortes por dengue.
Outro fator levado em consideração são as altas temperaturas e a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do município, com média de 1.8. A avaliação de densidade larvária é divida em três escalas: resultados de 0 a 1 são considerados em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. A avaliação consiste em analisar um grupo de imóveis. Nesta análise, os agentes investigam a quantidade de recipientes com larvas em cada imóvel.
A Secretaria Municipal da Saúde entende que é necessário o trabalho em dias alternativos, em especial em “bairros dormitórios”, atingindo um maior número de imóveis visitados.
Consta no cronograma que o programa ocorrerá nos dias 13 e 27 de julho (dois sábados), com a participação de 80 servidores públicos municipais efetivos. A pasta concederá bônus, através de portaria que conterá o nome, RG, CPF e cargo efetivo do servidor participante, o dia ou dias em que participou, e encaminhará para o órgão competente para pagamento.