Após uma morte que repercutiu nacionalmente, dermatologista conversou com o A Cidade sobre o tratamento que está “na moda”
Josiane Monção, médica dermatologista do SanSaúde (Foto: SanSaúde)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O peeling de fenol está “na moda”, no entanto, depois de uma morte que repercutiu nacionalmente, o alerta foi ligado. Por isso, o jornal
A Cidade conversou com a médica dermatologista dra. Josiane Monção, do SanSaúde de Votuporanga, que fez importantes esclarecimentos sobre o procedimento.
A especialista explicou que o fenol é uma substância cardiotóxica, nefrotóxica e hepatóxica, portanto é absorvido pelo corpo e passa pelo coração, fígado e rins, podendo agredir esses órgãos. “Além de poder lesionar esses órgãos, ele pode deixar cicatrizes no rosto e deixar áreas mais brancas ou mais escuras na pele se a pessoa não souber fazer corretamente”, esclareceu.
Josiane contou que esse tipo de tratamento é bastante antigo, mas ressurgiu agora por conta dos profissionais que realizam o procedimento e postam nas redes sociais o antes e o depois. “Ele realmente tem um efeito maravilhoso quando é bem realizado”, observou.
A primeira dica para quem pretende fazer esse tipo de peeling é procurar um médico dermatologista, único profissional capacitado para realizar o procedimento. “É importante que sejam realizados os exames prévios, que são uma série de exames laboratoriais, e eletrocardiograma do coração para avaliar os riscos”, alertou.
A médica destaca que para fazer qualquer procedimento estético é necessário procurar profissionais qualificados. “O profissional que é capacitado e que estudou pelo menos nove anos para cuidar com todo zelo da sua pele é o médico dermatologista. O dermatologista fez seis anos de medicina e mais três anos de especialização, focados apenas na pele. Portanto, todos os procedimentos, e principalmente corrigir algo, devem ser com o dermatologista, porque não basta saber fazer o procedimento, é necessário saber o risco que ele envolve”, ressalta.
Peeling de fenol
O peeling de fenol é um tipo de tratamento estético que utiliza uma solução química à base de fenol para realizar uma esfoliação profunda da pele. Este procedimento é conhecido por sua capacidade de tratar rugas profundas, cicatrizes de acne, hiperpigmentação e outros sinais de envelhecimento ou danos à pele.
Morte
Em 3 de junho, em São Paulo, o empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu após ser submetido a um peeling de fenol.