Os recursos do Banco do Brasil permitirão a contratação de técnicos e profissionais, além de custear alimentação
Os recursos do Banco do Brasil permitirão a contratação de técnicos e profissionais, além de custear alimentação (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Comunidade São Francisco de Assis comemora uma conquista em seus 34 anos de história, com a captação de recursos através de uma iniciativa inédita do Banco do Brasil. O projeto "Vida Ativa", lançado pela instituição, é um dos nove contemplados no estado de São Paulo e visa prevenir as consequências das situações de risco vivenciadas pelas mulheres atendidas.
O projeto beneficiará 55 mulheres, com idades entre 50 e 59 anos, residentes na região Sul de Votuporanga, principalmente nos bairros São João, Estação, Matarazzo, Parque Guarani, Sonho Meu e adjacências. "Estarão conosco mulheres vítimas de violência doméstica, isolamento social, depressão, tráfico de drogas e dependência de álcool e drogas. Queremos melhorar a vida das nossas atendidas", declarou Luzia de Souza Pupim, presidente da entidade.
Larissa Giovanini, assistente social da instituição, destacou que o foco do projeto é desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida das mulheres, contribuindo para a prevenção e proteção contra situações de vulnerabilidade social, risco pessoal e social. "Nosso intuito é fomentar habilidades, fortalecer o convívio familiar e comunitário com ações adequadas para cada ciclo etário e promover atividades intergeracionais, valorizando a troca de experiências. Além disso, queremos contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo", explicou Larissa.
Os recursos do Banco do Brasil permitirão a contratação de técnicos e profissionais, além de custear alimentação e material de consumo para as atendidas durante os 12 meses de execução do projeto.
A colaboração do voluntário Carlos Reis, da agência do Banco do Brasil de Votuporanga, foi fundamental para o credenciamento da instituição no projeto. Carlos já conhecia o trabalho desenvolvido pela Comunidade São Francisco de Assis e auxiliou na formalização da parceria.
O projeto contará com várias oficinas
Dança de Salão: às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30; Corpo e mente com atividades de Pilates: às segundas das 9h30 às 10h30, e sextas-feiras, das 9h às 10h.; Funcional: às quartas, das 9h às 10h, e sextas, das 14h30 às 15h30; Desenvolvimento artístico social (artesanatos diversos): às segundas, das 15h30 às 16h30, e às quintas, das 15h às 16h; Oficina estratégica para promoção de saúde físico e mental: atendimento individual e em grupos com fisioterapeuta, psicólogo e assistente social – a agendar.
Inscrições
As mulheres interessadas em participar do projeto "Vida Ativa" devem procurar a Comunidade São Francisco de Assis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Nelcíades de Oliveira, n.º 2821, bairro São João. O telefone para contato é (17) 3421-9856.