Governo de São Paulo transfere verba para manutenção e reparos em escolas estaduais por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola
Governo de São Paulo transfere verba para manutenção e reparos em escolas (Foto: Governo de SP)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
As escolas estaduais de Votuporanga receberam um impulso para a volta às aulas neste segundo semestre. O Governo de São Paulo, por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), transferiu recursos diretamente para as contas das instituições de ensino. O valor exato transferido não foi divulgado, mas a iniciativa visa proporcionar melhores condições para alunos e professores.
Cada escola possui autonomia para destinar os recursos do PDDE conforme suas necessidades específicas. A verba pode ser utilizada para manutenção, reparos e aquisição de materiais de uso cotidiano. A direção escolar, juntamente com a APM, tem a liberdade para decidir como aplicar o dinheiro, garantindo um ambiente propício para o aprendizado e a convivência.
“Cabe a cada unidade escolar destinar esse dinheiro diante da sua necessidade. Os reparos podem ser feitos, inclusive, durante o recesso escolar, para a recepção dos estudantes na volta às aulas. Por meio do PDDE, a Seduc-SP dá à direção escolar e à APM autonomia para escolher como esse dinheiro será investido para que a escola seja um espaço de aprendizado e também de boa convivência para alunos e profissionais da Educação”, afirmou o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.
As aulas do segundo semestre terão início no dia 29 de julho, e os recursos chegam em um momento crucial para preparar as escolas para receber os estudantes.
Investimentos
O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 1,032 bilhão em obras de infraestrutura na Educação de janeiro de 2023 a junho de 2024. Este aporte financeiro foi alcançado em tempo recorde de apenas 18 meses, equiparando-se ao total investido entre 2019 e 2022, que foi de R$ 1,055 bilhão.
Em um ano e meio de gestão, foram entregues 1.261 obras em escolas e creches públicas, beneficiando mais de 650 mil alunos em 327 cidades. O investimento abrangeu reformas completas de escolas estaduais, melhorias em quadras, cozinhas, refeitórios, salas de aula, revitalização de fachadas, intervenções em telhados e adequações para acessibilidade, além da entrega de 44 creches municipais.