Historicamente, esse pode ser o primeiro acesso do Fernandópolis para a Série A3 desde 1994, quando o time foi campeão
O Fernandópolis Futebol Clube está na liderança do Grupo 04 da segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista e apresenta, até o momento, uma das melhores campanhas, atrás apenas do São Carlos, que já concretizou o acesso à Série A3 do estadual. Com 14 pontos conquistados, o time comandado por Betão Alcântara já disputou sete jogos nesta etapa da competição, dos quais venceu quatro, empatou dois e perdeu apenas um.
Para chegar até aqui, na primeira fase do torneio, o Fernandópolis passou por um grupo acirrado, que contou com clubes como Noroeste e Grêmio Prudente, e terminou a etapa inicial em quarto lugar, com 32 pontos. Após conseguir a classificação, a equipe do noroeste paulista estreou na segunda fase com uma derrota para a Inter de Bebedouro, fora de casa e, desde então, está invicto, há seis partidas.
Betão Alcântara contou que já está fazendo contas para que o Fernandópolis consiga se classificar para a fase final da competição e, principalmente, efetive o acesso à Série A3. “Estamos fazendo contas, todos estão, acho que o único que não esta é o Lemense. Temos três jogos para encerrar essa fase e pelas nossas contas, para não depender de ninguém, seriam mais quatro pontos para conseguirmos o acesso. Vamos trabalhar para conseguir o resultado com o Manthiqueira e consolidar a classificação logo. Mas jogo é jogo, temos que ver o que vai acontecer com os outros equipes”, declarou.
Decisão
Faltam três rodadas para encerrar a segunda fase da competição e, dos confrontos que o Fernandópolis ainda tem, dois são em seus domínios. O treinador pediu cautela aos seus jogadores para que o grupo não se empolgue e deixe o acesso escapar. “Esse momento de reta final a ansiedade é muito grande pela parte de todos, temos que tomar cuidado para não nos empolgarmos muito. Estamos com o foco total no jogo do Manthiqueira, pois se formos bem podemos conseguir o acesso. Além disso, pedimos pros jogadores se cuidarem fora de campo, terem alegria o tempo todo e vamos treinar intensivamente”, disse Betão.
Historicamente, esse pode ser o primeiro acesso do Fernandópolis para a Série A3 desde 1994, quando o time foi campeão da Segunda Divisão e subiu pela segunda vez em sua história. A primeira admissão conquistada pelo clube foi em 1979. Desde 2008, ano em que a equipe passou para a segunda fase após um longo período caindo na etapa inicial, o maior alcance foi até a quarta fase da competição, em 2012. No entanto, ao terminar a penúltima etapa em terceiro lugar de sua chave, a equipe não conseguiu subir para a divisão acima.
Com a segunda melhor campanha da fase, o comandante acredita que a receita para o sucesso do Fernandópolis foi uma forte concentração, somada a intensidade de jogo e uma maneira única de jogar. “O que nos trouxe até aqui foi a intensidade dos jogos, a forma que a nossa equipe jogou. Incorporamos uma maneira muito particular de jogar. A equipe não muda sua postura dentro ou fora de casa. E, principalmente, nossa concentração, que tem sido muito grande, tem feito a diferença a nosso favor”, avaliou.
Betão relembrou o último jogo de sua equipe, um empate sem gols com o Lemense, para mostrar a dificuldade que vem enfrentando nessa reta final. “Conforme vai afunilando, os jogos vão ficando mais difíceis. Haja visto o jogo lá em Leme, enfrentamos o lanterna e tivemos muitas dificuldades. Eles achavam que estavam jogando a final do campeonato, marcando e vibrando muito”, concluiu o cartola.
O Fernandópolis terá um confronto direto pela liderança com o Manthiqueira na próxima sexta-feira (9), às 20h30, em casa. A partida vale pela oitava rodada da segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.