Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense já sabe quem será seu adversário na grande estreia do Campeonato Paulista da Série A2 de 2016. O ponto de partida rumo ao acesso será contra o Marília, com a força de sua torcida, na nova arena Plínio Marin. A partida será realizada em um sábado, dia 30 de janeiro, às 16h.
A tabela completa da competição foi divulgada no início da noite de ontem pela Federação Paulista de Futebol, e reservou surpresas para a Alvinegra. Por exemplo, poderá receber em casa alguns grandes times paulistas, como o São Caetano, já na terceira rodada, o Rio Branco na 11ª, o Juventus na 17ª e a Portuguesa na 18ª.
Também terá a força da torcida em clássicos regionais em casa. Contra o Mirassol, em fevereiro, pela sétima rodada, e contra o Penapolense, em março, pelo 15º jogo da primeira fase. Por outro lado, terá paradas duras fora. Enfrenta o Independente em Limeira na 16ª rodada, time que na Copa Paulista de 2014, teve um confronto cheio de polêmicas com o CAV, com denúncia de racismo contra Victor Palito, além do retorno a Taubaté na 11ª, e o Guarani, no 12º jogo.
Marília
O adversário da estreia, o Marília, é o novo time do ex-técnico do Fefecê, Betão Alcântara. Rebaixado após campanha pífia no Paulistão deste ano, o MAC tenta montar um melhor planejamento para a disputa da Série A2. Em 2013, primeiro ano do CAV na A3, o time comandado na época pelo técnico China, também encarou o adversário na estreia. Na ocasião, houve empate em 1 a 1.
Presidente
O presidente do CAV, Marcelo Stringari, disse ao A Cidade que achou boa a tabela para a Alvinegra, principalmente pelos jogos da antepenúltima e da penúltima rodada, contra Juventus e Portuguesa, serem em casa. Segundo o comandante da Alvinegra, as partidas em Votuporanga serão aos sábados e quartas-feiras, com horário inicial às 16h. "Acho que a torcida vai comparecer em peso. Nosso trabalho esta sendo feito com esforço e o torcedor vai fazer a parte dele", destacou o presidente do CAV.
Regulamento
Para 2016, a competição terá duas mudanças importantes. A primeira é na fórmula de disputa, já que retornam as fases eliminatórias de quartas, semifinal, além da grande decisão, tendo em vista que no ano passado o campeonato aconteceu em pontos corridos. Na primeira fase as equipes se enfrentam em jogos de ida, com os oito melhores se classificando. Nas quartas de final, o primeiro enfrenta o oitavo; segundo enfrenta o sétimo; o terceiro colocado joga contra o sexto; enquanto quarto e quinto colocados se enfrentam.
Além disso, seis equipes serão rebaixadas para a Série A3 de 2017, ao passo que apenas os dois finalistas vão conquistar o direito de disputar a elite na temporada seguinte.