Técnico prefere trabalhar em espaço menor do campo, em 35 metros, para maior dinâmica, ao invés do “velho” coletivo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense completa amanhã duas semanas de pré-temporada, e com bastante evolução. É o que aponta o treinador Marcelo Henrique Dias. Aos poucos o foco físico dos primeiros dias já dá espaço para atividades técnicas e táticas nessa semana. O velho treino coletivo terá pouco espaço, já que o jovem treinador da Alvinegra busca implantar em seus times uma filosofia mais moderna de trabalho, onde a pressão e intensidade dão ritmo ao jogo.
Segundo Marcelo, essa semana manterá os treinos físicos com a introdução de atividades que causem nos atletas a chamada “ideia de jogo”. O treinador busca realizar atividades em campo reduzido para ter do time a mesma consciência que aguarda nas partidas. “O jogo acontece em 35 metros do campo, é a modernidade do futebol que temos acompanhar. Sempre dentro de uma metodologia moderna de trabalho, buscando inspiração em grandes treinadores e equipes”, explicou Marcelo, que lembra que essa filosofia é ditada por ele desde quando treinava categorias de base, e teve maior resultado na A3 desse ano, com o acesso do CAV à Série A2.
O chamado treino “tático-técnico” visa fortalecer o conjunto. “Hoje dificilmente se usa o treino coletivo. Se treina em espaços menores”, explicou. Durante os últimos dias, o treinador comandou muitas jogadas de finalização e ficou contente com o aproveitamento.
Marcelo Henrique avalia as duas semanas de trabalho de forma muito positiva, principalmente com relação ao desempenho físico dos atletas que chegaram ao CAV. “Os jogadores chegaram em uma condição física razoável. E nesse período enfatizamos o treino físico com o Caio Luz, com muito empenho deles. Não há muito desnível físico de um atleta para o outro”, disse o técnico da Votuporanguense.