**Nove times ainda têm o que disputar na última rodada do Brasileirão, por isso o interesse permanece para os jogos deste domingo. Corinthians campeão e Joinville rebaixados deixaram tudo definido nos extremos da tabela, portanto, a primeira e a última colocação do campeonato não serão alteradas, mas existe muito em jogo entre uma ponta e outra do Brasileirão. Os jogos serão todos no domingo, às 17h, e, para pelo menos nove times, ela será decisiva. Em disputa pela última vaga para a Libertadores, a briga por premiação financeira e, obviamente, a maior de todas, a disputa para não cair para a série B.
**Não teremos o G5 porque o Santos, em sétimo, não chegará entre os quatro primeiros e, mesmo que vença a Copa do Brasil, isso não será possível. A briga pela vaga que falta para a Libertadores está entre São Paulo e Internacional. Se vencer o Goiás, em Goiânia, o Tricolor se garante. Só perde a vaga para o Inter se o Colorado vencer o Cruzeiro em Porto Alegre tirando a ótima vantagem do São Paulo no saldo de gols. O Paulista tem saldo positivo de 5 contra 1 negativo do Colorado. Se o Inter ganhar por 6 gols de diferença, haverá o empate no saldo de gols, mas o São Paulo marcou mais gols (52 a 37), e neste terceiro critério ainda dá Tricolor. Portanto, só vitória do Internacional sobre o Cruzeiro e derrota do São Paulo para o Goiás, tomariam a vaga do Tricolor.
**Na parte debaixo da tabela a briga é mais complexa porque do Coritiba até o Goiás, tudo pode acontecer:
CORITIBA: precisa de um empate com o Vasco em seu estádio, mas até com derrota pode se salvar desde que Avaí e Figueirense ganhem de Corinthians e Fluminense; o Figueira ainda teria que tirar uma diferença de 4 gols no saldo.
AVAÍ: precisa vencer o Corinthians em Itaquera, se empatar tem que torcer por derrotas de Figueirense e Vasco, porque se um deles ganhar, já derruba o Avaí. O maior problema é uma vitória do Goiás contra o São Paulo já que eles ficariam com o mesmo número de pontos, mas com o Goiás passando no salde gols.
FIGUEIRENSE: Se perder ou empatar com o Fluminense em Florianópolis, cai. Tem que vencer e ainda torcer para que o Avaí não vença o Corinthians, o Coritiba perder para o Vasco e com goleada para tirar a diferença de quatro gols no saldo.
VASCO: Perdendo ou empatando com o Coritiba, não se salva. Tem que vencer no Couto Pereira e ainda torcer para o Figueirense não vencer o Fluminense, o Avaí não vencer o Corinthians. O risco de rebaixamento ainda é grande.
GOIÁS: Perdendo ou empatando com o São Paulo no Serra Dourada, já estará rebaixado. E mesmo que vença ainda depende de outros três resultados. O Figueirense não pode vencer o Fluminense, o Vasco não pode vencer o Coritiba e o Avaí tem que perder para o Corinthians.
**A briga pelo segundo lugar vale uma boa premiação, quase R$6 milhões e meio e a disputa entre Grêmio e Atlético MG promete. O Galo precisa vencer a Chapecoense para não depender de Grêmio x Joinville. O terceiro lugar ganha pouco mais de R$4 milhões. Três jogos da última rodada praticamente não valem nada; Santos x Atlético PR, Ponte x Sport e Flamengo x Palmeiras.
Foto **Quando cheguei ao Allianz Parque, e com muita dificuldade, não imaginava ser possível a realização de Palmeiras x Coritiba. Muita chuva após o almoço em São Paulo, as ruas próximas ao estádio alagadas e o gramado em péssimo estado. As fotos que fiz da cabine de rádio, uma durante e outra após a chuva e num intervalo de 1 hora, mostram o que era um rio se transformar aos poucos, em um lugar seguro para se jogar futebol.
**Sexta-feira, na Concha Acústica, a apresentação do elenco da Votuporanguense para o ano que vem e o elenco ainda será completado até o início do ano com novas aquisições. Vale a pena prestigiar a chegada dos primeiros reforços para a série A2 do ano que vem.