Nessa semana, após avaliação, treinamento deve ser mais voltado na velocidade, força e potência dos atletas, explica Caio Luz
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense vive um momento intenso, cansativo, mas fundamental nesse início de pré-temporada para quem quer conquistar boa jornada no Campeonato Paulista da Série A2. O objetivo inicial é deixar todo o elenco em perfeitas condições físicas para que possam desempenhar o seu melhor taticamente. Por isso, na primeira semana de trabalhos, a prioridade foi toda para a ação do preparador físico Caio Luz.
O profissional, que desde o ano passado integra a comissão técnica, disse ao A Cidade que o primeiro momento foi de avaliação de composição corporal para saber se o jogador está acima do peso ideal. “Tivemos resultados muito bons, com atletas que vieram bem nesse quesito. Agora (na terça-feira) faremos a avaliação física deles, para saber como estão as partes de velocidade, agilidade e resistência aeróbica”.
Após a avaliação de composição corporal, feita nos primeiros dias, o preparador físico priorizou o volume das atividades, com muita academia e corrida com intensidade menor. A partir dessa semana, a coisa inverte. “Vamos preparar os jogadores para aquilo que o futebol de hoje exige. É um jogo intenso, de muita velocidade, força e potência”, explicou.
O preparador físico também esclareceu que, após os resultados com os testes de avaliação física, o treinamento será individualizado para não forçar atletas que vêm de final de temporada, nem deixar para trás aqueles que estavam parados. A meta do CAV é de que cerca de 90% do grupo esteja em suas melhores condições físicas já na primeira semana do mês de janeiro.
A Votuporanguense faz sua estreia no Campeonato Paulista da Série A2 no dia 30 de janeiro, sábado, na Nova Arena Plínio Marin, contra o Marília.