Votuporanga recebe no dia 13 de março a peça “A.N.J.O.S”, da Cia. Cênica Nau de Ícaros, e no dia 15 de abril, o monólogo de Kafka, no Centro de Convenções
Em março, começa a programação 2016 do Circuito Cultural em Votuporanga. O espetáculo infantil “A.N.J.O.S”, da Companhia Cênica Nau de Ícaros, inicia a temporada no dia 13 (domingo), às 20h30, no Centro de Convenções.
A história narra as aventuras de Nuno e seus amigos: Ana, Nico, Jonas, Olivia e Suriá que, juntos, formam os “A.N.J.O.S”, uma espécie de gangue. Todos eles perderam algo e a sua grande missão é encontrar a auréola de Ana, também perdida em algum lugar.
O espetáculo aborda as transformações presentes no processo de crescimento das crianças, quando começam a compreender as perdas. Ana procura algo que perdeu. Nico já perdeu pião, sombra e pensamento. Jonas não lembra o que perdeu. Olívia não perdeu nada. Suriá não gosta de perder nem na brincadeira. Já Nuno é um menino que também perdeu algo muito valioso, mas não sabe bem o que é, muito menos onde encontrar. E Nuno se sente só, sozinho.
Carta ao Pai
Em abril, o município recebe o teatro “Carta ao Pai”, do diretor Antonio Gilberto. Com atuação de Rodrigo Abreu, o monólogo acontece no dia 15 (sexta-feira), no Centro de Convenções.
Em 1919, Franz Kafka (1883-1924) decide expressar seus sentimentos em relação ao pai com quem mantinha um difícil relacionamento. Em tom de acerto de contas – mas que nunca foi entregue ao seu destinatário – a carta de Franz Kafka a seu pai, Hermann, um comerciante austero e tirânico, tornou-se um clássico da literatura universal. Publicada em 1919 e, desde então, exaustivamente examinada por críticos e pesquisadores, traduz com profundidade singular o universo kafkiano e sua extrema capacidade de análise e argumentação sobre as relações humanas.
Antonio Gilberto tem em seu currículo a direção de espetáculos como “Credores”, “Federico Garcia Lorca – Pequeno Poema Infinito”, “Contando Machado de Assis”, “Maria Stuart”, “A Esposa e a Noiva”, entre outros importantes trabalhos. Foi curador de seminários sobre autores como Goethe, Schiller, Dostoiévski, Tolstói e Tchekhov. Atualmente ocupa o cargo de diretor do Centro de Artes Cênicas (CEACEN), órgão ligado à FUNARTE/Ministério da Cultura.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, ressaltou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Circuito Cultural. “Votuporanga participa do projeto há vários anos, com um público fiel que acompanha as manifestações culturais. Ficamos muito satisfeitos com o início da temporada em Votuporanga, com um espetáculo infantil bem conceituado, seguido, em abril, de um monólogo importantíssimo. Gostaríamos de convidar, mais uma vez, o público a prestigiar os eventos”, finalizou.