Natália Bianca Puglia Conde e Douglas Kikuo Fuzita são os autores do projeto
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Tem se tornado comum o ensino de robótica nas escolas de Votuporanga, uma forma de estimular o conhecimento dos alunos e também a participação deles em competições nacionais. Estudantes da escola Coopevo/Dinâmica estão desenvolvendo um projeto de Robótica denominado “Braço Robótico Inteligente”, que tem apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através de uma bolsa de iniciação científica. O trabalho final deverá ser apresentado na Mostra Nacional de Robótica, que ocorrerá na USP de São Carlos entre os dias 18 a 22 de outubro de 2014.
O professor Ricardo Conde explicou que o projeto “Braço Robótico Inteligente” foi elaborado com o foco no desenvolvimento de ferramentas para o auxílio do homem em suas atividades perigosas, algumas dessas têm seu potencial de risco diminuído consideravelmente ao valer-se de materiais apropriados para sua execução. “Os riscos estão presentes nas mais diversas áreas; biológicas, químicas, saúde, bélicas, dentre outras. O trabalho dos alunos surgiu como o resultado dessa pesquisa, seu protótipo conta com um par de Braços Robóticos, o braço principal (transmissor) o qual é vestido pelo homem cuja função é monitorar os movimentos do membro real de seu utilizador e transmitir essas informações coletadas por sensores ao braço secundário (receptor) através de uma comunicação bluetooth a fim de que os movimentos sejam replicados”, contou Ricardo. Essa ferramenta proporciona ao homem a execução remota de algumas tarefas de riscos priorizando sua integridade física. Para a construção do protótipo foi utilizado o material Robótico LEGO Mindstorms NXT 2.0 em conjunto com o software de desenvolvimento NXT Programming 2.0.
“Essa ferramenta robótica poderia ser utilizada em situações como a que está ocorrendo na África, onde uma epidemia do vírus Ebola está contaminando várias pessoas e até mesmo os médicos e voluntários que estão ajudando no tratamento dos pacientes, pois exige-se um contato muito próximo”, comentaram os estudantes responsáveis pelo projeto, Natália Bianca Puglia Conde e Douglas Kikuo Fuzita.
“São trabalhos como esse que proporcionarão aos nossos alunos um diferencial intelectual em suas formações profissionais no futuro, pois os aspectos educacionais mais evidentes envolvidos são: o incentivo à pesquisa científica, o refinamento do espírito crítico e inovador dos educandos”, ressaltou o professor de Robótica Ricardo Conde.
Mais informações sobre a Mostra Nacional de Robótica no link www.mnr.org.br
Sobre a MNR
A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de robótica. Destina-se a todo aluno matriculado no ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular em instituição oficial de ensino pública ou privada, bem como estudantes de cursos superiores, de pós-graduação ou pesquisadores da área.