Juliana Paes não tem do que reclamar. Atualmente é considerada uma das melhores estrelas do casting global, e sem dúvida nenhuma, tirou a sorte grande quando foi escolhida para ser a protagonista Gabriela, no remake homônimo, que consagrou a atriz Sônia Braga na década de 1970.
Quem assistiu à novela original, lembra muito bem na cena em que Gabriela literalmente sobe em cima de um telhado para pegar uma pipa. A cena virou um cult da televisão brasileira, um verdadeiro clássico no quesito teledramaturgia. E agora em 2012, a emblemática cena da pipa no telhado volta ao imaginário do brasileiro, já que foi novamente gravada e deve ir ao ar nos próximos capítulos da novela.
A cena foi gravada na cidade cenográfica de “Gabriela”. Grande parte do elenco participou da gravação em que Gabriela (Juliana Paes) resgata a pipa de Tuísca (Max Lima) do telhado, deixando Ilhéus em polvorosa. O clima, que já era de expectativa durante a caracterização dos atores, foi de muita animação. Para o diretor geral Mauro Mendonça Filho, a cena não poderia faltar no roteiro. “Estamos fazendo uma grande homenagem à obra e repetindo, inclusive, alguns ângulos feitos em 1975. Queremos não só que o público relembre a cena, mas veja com os mesmos olhos. Estamos produzindo uma adaptação, mas o espírito é o mesmo e a sensação também”, comentou Mauro. A tomada foi dirigida por André Filipe Binder, que não escondia o entusiasmo: “Me sinto honrado em dirigir essa cena. É uma grande responsabilidade pelo o que ela representa para o público”.
Tudo começa quando Dona Arminda (Neusa Maria Faro), preocupada com o futuro de Gabriela (Juliana Paes), tenta mais uma vez mostrar que a sociedade só respeita mulher casada. A cozinheira, no entanto, diz que está feliz sendo dona do seu próprio nariz. A conversa é interrompida quando Tuísca (Max Lima) bate na porta e chama Gabriela para soltar pipa. Na mesma hora, ela abre um sorriso e sai correndo com o amigo. De pirraça, Ramirinho (Filipe Gimenez), Lupicínia (Anna Gabriela Marques), Bento (Gustavo Mello) e Ladislau (Kaic Chagas) passam e cortam a linha com uma tesoura. O vento leva a brincadeira embora e começa um corre-corre, até a pipa cair no telhado da casa do Coronel Amâncio (Genézio de Barros). Como uma menina, Gabriela rapidamente sobe em uma árvore para buscá-la. Mas suas pernas à mostra logo chamam a atenção de Tonico (Marcelo Serrado), que cutuca Amâncio e Juvenal (Marco Pigossi), já hipnotizados.
Aos poucos, todos param para olhar e um grande murmurinho toma conta da cidade. Coronel Ramiro (Antonio Fagundes) tira o chapéu e levanta a vista para o telhado. Gloria (Suzana Pires) se diverte e aplaude. Já Dorotéia (Laura Cardoso), Quinquina (Angela Rebello), Florzinha (Bete Mendes), Olga (Fabiana Karla) e o Padre Cecílio (Frank Menezes) estão escandalizados. As meninas Iracema (Amanda Richter), Zuleika (Fernanda Pontes) e Gerusa (Luiza Valdetaro), que voltam da escola, também. Malvina (Vanessa Giácomo) acha graça da situação e Sinhazinha (Maitê Proença) receia que Gabriela caia. Osmundo (Erik Marmo) e Josué (Anderson Di Rizzi) admiram a beleza da moça enquanto Coronel Melk (Chico Diaz), Coriolano (Ary Fontoura) e Manoel das Onças (Mauro Mendonça) olham com um desejo indisfarçável. Mas é Nacib (Humberto Martins) quem tem a reação mais adversa. Tenso e sem conseguir controlar o ciúme, o comerciante pede a Gabriela que desça imediatamente. Ela, no entanto, não entende o nervosismo do patrão, mas obedece assim mesmo.
Ao fim da gravação, Juliana Paes disse estar muito grata por ter tido a oportunidade de gravar a cena. “Esta noite eu demorei a dormir, estava ansiosa. É realmente emocionante poder remontar algo tão icônico. Enxergo como um marco em minha carreira e, por isso, quis participar de tudo. Não tive muita preparação, vim com o espírito de Gabriela e eu mesma subi na árvore e no telhado sozinha, sem ajuda de ninguém”, contou a atriz.
A atriz
Juliana Paes, além de talentosa atriz, é formada em Publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM do Rio de Janeiro. Enquanto cursava o último semestre da faculdade, já estava fazendo novelas. Meses antes de se formar, foi convidada pelo diretor da Globo, Ricardo Waddington, que havia visto uma foto sua, para fazer testes na emissora. Depois de uma bateria de testes, foi escolhida para viver Ritinha na novela “Laços de Família”, de Manoel Carlos, que foi ao ar em 2000. Sua personagem era a empregada de Alma (Marieta Severo) e Danilo (Alexandre Borges). Na trama, Ritinha se envolve com o patrão, fica grávida de gêmeos e acaba morrendo no parto.
Nascida Juliana Couto Paes, em 26 de março de 1979, em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, é casada desde 2008 com o empresário Carlos Eduardo Baptista, é mãe do pequeno Pedro, que nasceu no dia 16 de dezembro de 2010.
Além da personagem Ritinha, Juliana Paes participou de várias produções da Globo. Destacando-se a série “Brava Gente”; o infantil “Sítio do Picapau Amarelo”; a ambiciosa Karla na novela “O Clone”; “A Casa das Sete Mulheres”; viveu a manicure Jacqueline Joy, que pertencia ao núcleo cômico de “Celebridade”; a falsa beata Creusa em “América”; a batalhadora Guinevere de “Pé na Jaca”; a jornalista Maíra de “A Favorita”; a protagonista Maya de “Caminho das Índias”; em 2011, a atriz foi a Nina da novela “O Astro”, e em junho do mesmo ano, estreou como a protagonista de “Gabriela”.
Sem dúvida nenhuma, Juliana Paes é uma atriz de multitalentos, que nasceu para brilhar!