Uma equipe do Programa “De Ponta a Ponta”, da TV Tem esteve em Votuporanga no último dia 4 de julho fazendo uma reportagem sobre os relógios das torres da Igreja Matriz – Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O objetivo da matéria, que irá ao ar no próximo domingo, 22, após o Fantástico, é falar sobre a importância do “relógio” na vida das pessoas. A equipe, que gravou reportagens também em outras cidades, escolheu falar sobre os relógios da Igreja Matriz pela beleza, história e importância na vida dos votuporanguenses.
Segundo o padre Gilmar Margotto, pároco da Matriz, que foi entrevistado pela equipe, “a igreja sempre teve papel importante no surgimento das cidades. Antes mesmo da fundação delas, era fincado um cruzeiro, sinal de que naquela região nasceria um povoado. E, próximo a esse cruzeiro, eram construídas as igrejas. E, nas torres das igrejas, havia os relógios e os autofalantes que marcavam o cotidiano das cidades. Os relógios ficam no alto das torres, assim, ao olharmos para eles, estamos olhando para o céu. Deixamos a correria diária, para pensarmos, mesmo que por alguns instantes, nas coisas de Deus” afirmou o padre.
Sobre a importância dos relógios das torres da Igreja Matriz na vida dos votuporanguenses, padre Gilmar disse: “ao passarem pelo centro, muitas pessoas ficam sabendo do horário e até mesmo acertam seus relógios de pulso com os ponteiros dos relógios da torre. Outro dia, estava no supermercado e ouvi duas mulheres conversando. Uma delas falava à outra que estavam atrasadas para pegar a circular. A outra, com toda a calma, respondeu que não estavam atrasadas, pois os sinos dos relógios ainda não haviam batido”, brincou o padre.
O coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vitor Bisuti, que subiu até os relógios com a equipe do programa, afirmou estar realizando um sonho de criança. “Acho que todo votuporanguense tem o sonho ou curiosidade de subir à torre da Igreja Matriz até os relógios e tive esta oportunidade. É muito gostoso ter estudado a história de nossa paróquia e a construção desta igreja e estar aqui neste relógio. A cidade vista daqui é maravilhosa” afirmou Vitor. Ao ser perguntado pelos repórteres se escolheria outra melodia para tocar no lugar da Ave Maria, Vitor disse que não. “Maria é a mãe de Jesus e possui lugar especial no coração dos católicos. Para nós votuporanguenses mais ainda, pois temos Nossa Senhora Aparecida como padroeira. É emocionante ouvir esta melodia” afirmou o jovem.
Os relógios das torres da igreja foram instalados em 1975 e nos últimos quinze anos ficaram sem tocar. A pedidos da maioria da população, os sinos voltaram a tocar em março deste ano. Foi colocado um sistema eletrônico, não necessitando mais que uma pessoa subisse até o relógio semanalmente para ajustá-lo. Os sinos tocam de hora em hora, das 7h às 22h, num horário que não atrapalhe o sono dos moradores. Às 7h, às 12h e às 18h, os votuporanguenses podem ouvir um trecho da melodia da Ave-Maria.