As autoras Rosane Svartman e Glória Barreto pretendem mostrar com muito humor e alegria os conflitos
Nesta segunda-feira, dia 13, a Globo estreia a nova temporada de “Malhação” que vem recheada de situações que envolvem amor, amizade, sexualidade, ética, limites e família e propõe questões como qual é o limite entre certo e errado, quando a escolha é feita com o coração? Seria uma paixão capaz de romper laços eternos de confiança entre duas amigas?
Os personagens Dinho (Guilherme Prates), Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira) vão desvendar o enigma desta equação no instigante triângulo amoroso que protagoniza o novo ano da série. Os três são vizinhos e, elas duas, melhores amigas. Cresceram juntos, estudam juntos e estão prestes a compartilhar a descoberta do amor. Aventuras, encontros e desencontros prometem testar seus valores quando as duas, que sempre foram confidentes, se descobrem apaixonadas pelo mesmo menino e sofrem para preservar a amizade acima de tudo. Este é o ponto de partida da trama de Rosane Svartman e Glória Barreto, com direção de núcleo de José Alvarenga Junior.
Nesta temporada, “Malhação” ganha um novo colégio, o Quadrante. É uma escola pública que preza pela excelência de ensino, cujo acesso se dá por uma prova classificatória, permitindo, assim, o convívio de alunos de diferentes realidades. É lá que, como na vida real, os jovens passam a maior parte de seu tempo. Partindo do triângulo amoroso formado pelos três protagonistas, a trama se desdobra em histórias paralelas que são concluídas a cada duas semanas. O tema da nova temporada gira em torno das pequenas grandes escolhas feitas na adolescência.
Uma surpresa preparada pelas autoras é a participação especial do personagem Mocotó (André Marques), que está nas duas primeiras semanas – uma forma de comemorar as vinte temporadas de “Malhação”. “Sugeri fazermos esta homenagem ao personagem por ele ter marcado uma época muito gostosa da série”, conta Glória Barreto, que teve a ideia da inclusão do personagem, 17 anos após sua estreia na TV.
Dinho (Guilherme Prates) já “ficou” com Lia (Alice Wegmann), mas nenhum dos dois quis levar a relação a sério. Depois de se assegurar que a amiga realmente não se importa com a aproximação dos dois, Ju (Agatha Moreira) se anima ao perceber que o rapaz lhe dedicou sua tão disputada atenção. Basta uma tarde juntos e um beijo para que a menina acredite que Dinho irá se apaixonar por ela e os dois viverão um grande romance. Lia, que tem os sentimentos mais contidos e uma forma mais racional de interpretar os fatos, alerta a amiga para a possibilidade de estar se entregando demais a um relacionamento que não existe. Ju não concorda: romântica e transparente, ela não consegue esconder ou conter suas emoções.
As meninas são amigas desde crianças. Crescidas, descobriram ter personalidades totalmente diferentes, mas isso não interfere na relação de confiança que construíram por tantos anos. Ju (Agatha Moreira) pode ser muito madura em alguns momentos e totalmente ingênua e sensível em outras situações. Sempre cuidadosa com seu visual, é também apaixonada por maquiagem e tem um blog sobre o assunto.
Seu espelho é a webcam do computador, e não sai de casa sem corretivo e blush. Seu irmão, Bruno (Rodrigo Simas), a acusa de futilidade, mas ela não se importa com as críticas. Bruno está na faculdade de Comunicação e é engajado em diversas causas sociais. Em casa, é responsável por Ju, desde que seus pais se mudaram para Brasília. Superprotetor da irmã, é extremamente rígido e tem ciúmes dela até mesmo com seus amigos.
Lia (Alice Wegmann) também não tem uma família tradicional. Ela mora com a irmã menor, Tatá (Pietra Pan), seu pai, Lorenzo (Marcelo Varzea), e a avó Paulina (Ida Celina). Lia e Tatá são obrigadas a dividir quarto, o que é constante motivo de brigas, já que Lia critica a infantilidade da mais nova e Tatá reclama da rebeldia da irmã, que insiste em tocar sua guitarra barulhenta. A música é, na verdade, a forma que Lia encontrou para entrar em contato com suas emoções. Ela guarda uma mágoa muito grande de sua mãe, Raquel (Patricia Vilela), que as abandonou quando ainda eram pequenas para exercer Medicina em países distantes. O refúgio de Lia está em sua guitarra, que aprendeu a tocar com vídeos na internet. É na web também que ela marca encontros virtuais para tocar com outras pessoas.
Lorenzo também é médico e tem a ajuda da mãe, Paulina, no cuidado com as meninas. Ele é atencioso e paciente com as filhas, faz de tudo para entender e controlar Lia, mas nada parece funcionar contra as artimanhas da primogênita. Sua relação com Tatá é mais tranquila. Paulina incentiva que o filho destine mais tempo a sua vida pessoal e procure uma namorada.
Dinho é o garoto mais popular do colégio. Se dá bem com todos, gosta de surfar, pratica esportes e está sempre “dando um rolé” na sua bicicleta. Quer curtir a vida ao máximo, sem se preocupar com intrigas do passado ou decisões do futuro. Não tem um melhor amigo, porque todos são seus amigos. E não se apega a nada por muito tempo, só enquanto for divertido.
Como filho, é um bom menino. Mora com a mãe, Alice (Carla Marins), desde a separação dela e seu pai, Mario (Eduardo Galvão). Ele está prestes a terminar o colégio e ainda não decidiu o rumo de seu futuro profissional. Alice é tradutora e trabalha duro para dar conta do orçamento familiar, já que Mario não tem tido sorte na profissão de corretor de imóveis e por isso não consegue garantir a pensão no final do mês.
Mocotó (André Marques), personagem carismático, mulherengo e divertido da primeira temporada de “Malhação”, em 1995, retorna à história para uma ligeira e cômica participação especial. Mocotó passa de carro próximo ao colégio Quadrante quando se envolve em um pequeno acidente e danifica a praça pública do local. A pena a que é sentenciado é reformar todo o local, que sofre de completo abandono. Inconformado com a obrigação judicial, ele acaba se metendo em outra confusão que o leva a conhecer a turma de Dinho.
Ao entrar por acaso no colégio Quadrante, Mocotó é confundido por Mathias (Blota Filho) como o novo orientador vocacional da escola. Ao se ver dentro de sala de aula, sob os olhares ansiosos da turma, enxerga no mal-entendido a oportunidade perfeita de usar os alunos como o exército que precisava para consertar a praça.
A saga de Lia, Ju e Dinho serão o eixo central da nova história de “Malhação” que terá seu enredo recheado de outros personagens marcantes, como Tizinha (Vanessa Lóes), Marcela (Danielle Winits) e Leandro (Leonardo Miggiorin), Bárbara (Maria Paula) e Nando (Léo Jaime). Segundo as autoras, trata-se de uma história que trata de temas sérios, mas com muito humor e leveza, sentimentos próprios do universo teen. É ver para conferir!
Quem é Quem?!
- Dinho (Guilherme Prates) – Adriano é o garoto mais popular da escola. Para ele, passado e futuro não existem. Seu amigo mais próximo é Orelha (David Lucas), a quem vê de forma paternalista e de quem discorda em muitos pontos.
- Lia (Alice Wegmann) – A menina curiosa gosta de chamar a atenção e se veste claramente com esse objetivo. É melhor amiga de Ju (Agatha Moreira), apesar de serem bem diferentes. Seu grande objetivo será resgatar a relação com a mãe, e resolver essa questão da rejeição, que prejudica toda sua afetividade.
- Ju (Agatha Moreira) – A estudante é confiável, sensível e bastante honesta. Ela ama maquiagem, roupas, adereços e tem um blog informal bem popular dedicado à moda, onde ensina alguns truques.
- Alice (Carla Marins) e Mario (Eduardo Galvão) – Mãe e pai de Dinho, separados. Mario tem um segundo filho, Tico (Xande Valois), de um outro casamento.
- Bárbara (Maria Paula) – Ex-mulher de Mario, com quem vive em pé de guerra por ele sempre atrasar a pensão de Tico. .
- Lorenzo (Marcelo Varzea) – É pai de Lia e Tatá (Pietra Pan), a quem cria com a ajuda da mãe, Paulina, desde que a ex-mulher o deixou com as duas ainda pequenas.
- Raquel (Patricia Vilela) – Mãe de Lia e Tatá. Idealista, desprendida, é uma figura controversa, já que abandonou a família para fazer o bem, ajudando populações em risco, e em busca de sua realização profissional como médica.
- Paulina (Ida Celina) – É a avó de Lia e Tatá. Está sempre em atrito com a neta mais velha, principalmente porque Lia não gosta muito de autoridade.
- Letícia (Lara Jhúlia Dellias) – Amiga e vizinha de Tatá. É uma pré-adolescente precoce, do tipo que usa salto e gloss.
- Bruno (Rodrigo Simas) – Cursa faculdade de Comunicação e é o irmão mais velho de Ju. Adora a irmã, embora também goste de implicar com ela.
- Orelha (David Lucas) – Na verdade, se chama Álvaro Gabriel, mas odeia seu nome e prefere o apelido. Muito inteligente, o estudante usa sua habilidade com o computador para se destacar. Carente, nutre um amor platônico pela nova professora de Educação Física, Marcela (Danielle Winits).
- Rita (Jéssica Ellen) – Aluna nova do colégio Quadrante, é uma menina misteriosa que volta ao Brasil depois de morar na Suécia com sua mãe, Luiza e o padrasto.
- Luiza (Thalma de Freitas) – Mãe de Rita, volta ao Brasil com a filha depois de morar anos na Suécia, com seu marido estrangeiro.
- Nando (Leo Jaime) – Ex-roqueiro que fez certo sucesso na década de 1980 com a banda “Penetras do Paraíso”, hoje é dono Misturama, point dos estudantes do Quadrante.
- Tizinha (Vanessa Lóes) – Ex-groupie da banda “Penetras do Paraíso”; tem uma confecção de roupas, vendidas em uma arara nos fundos do Misturama.
- Marcela (Danielle Winits) – É a nova professora de Educação Física do Quadrante. Para desespero de seu filho Gil (Daniel Blanco), Marcela (Danielle Winits) é linda e tem uma relação aberta e de igual para igual com seus alunos.
Leandro (Leonardo Miggiorin) – O professor de Física é um típico nerd. Precoce, aparenta ser muito jovem para lidar com os alunos como educador. Os estudantes o adoram.