A ONG (Organização Não Governamental) está selecionando pessoas interessadas em atuar em hospitais. Os candidatos precisam ter mais de 17 anos de idade, disposição e disciplina para atuação em hospitais, espetáculos e performances. As inscrições seguem até o dia 9 de setembro, por meio do site www.palhacosdeplantao.org. Será oferecida a oficina sobre “palhaços e atuação em hospitais” (total de 32 horas de curso). A taxa de inscrição é de R$ 75. Vagas limitadas a 15 integrantes.
O trabalho dos “Palhaços de Plantão”, que teve início em Fernandópolis no ano 2000, completa 12 anos em 2013 e está selecionando novos atores para atuação na cidade de Votuporanga.
O ator/palhaço selecionado receberá R$30 por visita, sendo oito visitas por mês. O valor é devido as responsabilidades profissionais do palhaço, tais como: entrega de relatórios de visitas, ensaios, projeto de atuação, dentre outros. O trabalho é desenvolvido com empenho, amor e determinação.
Quem são eles
Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde é uma ONG que acredita no poder do riso e na verdade do palhaço como fonte de promoção de saúde. Desde 2000, os Palhaços de Plantão desenvolvem projetos no interior paulista, tanto em hospitais como nas áreas de treinamento, educação e pesquisa. Rafael de Aquino criou os “Doutores da Graça” em janeiro de 2.000, para desenvolver um trabalho de cunho artístico, com atores treinados para atuação na área da saúde, com a intenção de contribuir no tratamento de crianças e adolescentes internadas em hospitais, proporcionando alívio do sofrimento por meio do riso.
Hoje, o grupo é denominado “Palhaços de Plantão”, pois acredita na prontidão e eficiência de um trabalho que se mantém dentro e fora do hospital, proporcionando, além do riso, uma reflexão, nas atividades formativas e apresentações sobre temas específicos. Em Votuporanga, o trabalho é desenvolvido pelos atores/palhaços Alvaro Rovares e Silvio da Cunha.