Na pele de uma mulher forte e disposta a tudo, a atriz está de volta aos folhetins globais
A atriz Patrícia Pillar está de volta às novelas novamente interpretando uma das principais personagens, daquelas capazes de mudar o rumo dos acontecimentos; ela é a Baronesa Constância Assunção, em “Lado a Lado”, a trama que estreou na última segunda, na faixa das seis da tarde, na Globo.
O folhetim conta com leveza e muito bom humor uma história que tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro do início do Século XX.
Falando da personagem da atriz, a Baronesa Constância ainda não entendeu que a escravidão e a monarquia acabaram. Ela sonha em ter novamente prestígio e pessoas a seus pés para lhe satisfazer os menores desejos. Altiva e presunçosa, não mede esforços para conseguir um emprego “à altura” do marido, Alberto (Werner Schünemann). Ela não tem limites e demonstrará isso nos próximos capítulos quando seduzir o esperto senador Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes) que é casado com a doce Margarida (Bia Seidl) que não imagina o marido que tem. Não se pode negar que Constância ama sua família, um amor à sua maneira, mas pretende que os filhos, Laura (Marjorie Estiano) e Albertinho (Rafael Cardoso) sejam felizes e, claro, felicidade para ela é dinheiro e posição na sociedade.
Uma das vítimas do preconceito de Constância Assunção é Isabel (Camila Pitanga), amiga de Laura. Ela acha inadmissível o relacionamento entre as duas e não esconderá isso de ninguém. A Baronesa enlouquecerá quando souber que o seu querido filho Albertinho está apaixonado pela filha do ex-escravo Afonso (Milton Gonçalves) que mora no Morro da Providência.
Deixando de lado a ficção, Patrícia Pillar é uma mulher feliz e que leva a vida sem preconceitos. É atriz, apresentadora de televisão e também diretora de cinema. Há alguns meses, terminou o casamento com o político Ciro Gomes, mas não gosta muito de falar sobre assuntos pessoais. Ela sempre foi muito reservada e seu nome nunca esteve ligado a fofocas ou badalações.
Guerreira e corajosa são adjetivos que também se aplicam à atriz. Quando descobriu que tinha câncer de mama, veio a público, contou o seu drama e ajudou a conscientizar as mulheres quanto à prevenção da doença. Não teve medo da opinião pública e muito menos do preconceito.
Patrícia Pillar voltou a trabalhar em 2004 interpretando a decidida Emerenciana no remake da novela "Cabocla", fazendo par romântico com Tony Ramos, além de ter feito algumas participações especiais como, por exemplo, no seriado "Carga Pesada", ao lado de Antonio Fagundes e Stênio Garcia. Ela atuou ainda em “Sinhá Moça”, no papel de Cândida, a Baronesa de Araruna. Depois, em “A Favorita” foi protagonista na pele de Flora, fazendo dupla com outra talentosa, a Claudia Raia. Depois, participou de algumas atrações globais, entre elas apresentou o “Som Brasil” e apareceu nos últimos capítulos de “Passione”, fazendo par romântico com Tony Ramos.
Nascida Patrícia Gadelha Pillar, em Brasília, em 11 de janeiro de 1964, Patrícia Pillar tem razões de sobra para estar feliz da vida. Ela está comemorando quase 30 anos de profissão, iniciada no filme “Para Viver Um grande Amor”, do cineasta Faria Jr, sendo que a estreia em novelas foi em 1985, em “Roque Santeiro”, da Globo.
A novela “Cabocla” marcou a volta da atriz às novelas. Sua última atuação tinha sido em “Um Anjo Caiu do Céu”, na qual contracenou ao lado de Marcello Antony, Caio Blat e Tarcisio Meira.
Por ironia do destino, Patrícia Pillar, interpretou Cris, uma ginecologista, no seriado “Mulher”, que acompanhou o drama da Dra. Marta (Eva Wilma), protagonista do seriado e que também tinha câncer de mama. Patrícia decidiu tornar público seu problema para encorajar outras mulheres a buscar prevenção e tratamento.
Um tanto avessa às badalações, ela prefere o sossego de sua casa e a companhia de amigos leais. Ela confessa que adora receber as pessoas e cozinhar, nestas ocasiões prepara massas com molhos especiais.
Apesar viver num mundo cheio de celebridades, Patrícia não se deixou “contaminar” pelos exageros. A atriz costuma cuidar dos cabelos em casa e só vai ao cabeleireiro para cortar ou fazer luzes já que gosta de realçar os tons naturalmente claros de suas madeixas. Para cuidar da pele, Patrícia conta com a ajuda de um dermatologista e faz questão de fugir do sol.
Em seus momentos de folga, Patrícia Pillar gosta ainda de se alimentar bem, fazer ginástica, ir ao cinema e ao teatro.
Quanto ao futuro, a atriz quer mesmo é ser feliz e só reclama da falta de tempo; tem planos para voltar a estudar, mas ainda não conseguiu colocá-los em prática. Enquanto isso, o público-fã das novelas vai deliciando-se com seu talento.