A atriz mostra a diversidade de seu talento. Após ter vivido uma mega vilã em “Passione”
Mariana Ximenes estava fora das novelas há praticamente dois anos, desde que encerrou o seu trabalho em “Passione”, novela de Sílvio de Abreu, na qual interpretou a Clara, uma das primeiras vilãs de sua carreira, afinal, até então ela sempre tinha feito heroínas.
A atriz voltou a bater ponto no Projac justamente em mais um dos folhetins de Sílvio de Abreu, “Guerra dos Sexos”, na pele de Juliana, outra personagem do bem. A novela que a Globo vem exibindo, na verdade trata-se de um remake, sendo que na primeira versão mostrada na década de 1980 foi a atriz Maitê Proença quem fez este papel. No entanto, a atual Juliana tem personalidade própria, emprestada pela atriz Mariana Ximenes, e não se trata de uma cópia da outra, que também foi muito bem feita.
Quem acompanha a trama viu que Juliana tem o triste destino se sofrer por amor, mesmo sendo muito amada. Que contradição! Coisas dos enredos de novelas. A filha de Felipe (Edson Celulari) é apaixonada por Fábio (Paulo Rocha) e plenamente correspondida, mas o fotógrafo é casado com a descompensada Manuela (Guilhermina Guinle) e para completar, o casal tem uma filha.
Juliana é uma moça correta e não admite ser apenas a amante. De personalidade forte, afinal tem em quem se espelhar, ou seja, a avó Charlô (Irene Ravache), quer viver um amor pleno e às claras, enquanto que Fábio, mesmo querendo, ainda não conseguiu de desvencilhar do casamento infeliz. Para complicar ainda mais um pouco a situação, tem Carolina (Bianca Bin) que não tem medido esforços para conquistar Fábio e, paralelamente, alcançar posição na Charlô’s.
Nos próximos capítulos de “Guerra dos Sexos”, Manuela decide infernizar a vida de Fábio. Ela procura Felipe e afirma que o marido tinha uma amante e que a tal mulher é funcionária da loja. O empresário, confuso como sempre, fica bastante intrigado com a afirmação dela e decide investigar o caso. Ele pressiona Juliana para que ela lhe diga quem é a mulher por quem Fábio está tão apaixonado.
Dias depois, Juliana e Fábio se encontram, se beijam e quase são flagrados por Manuela. Não suportando mais a situação, Juliana conta para Manuela que ela é a amante de Fábio.
Que bomba! O que acontecerá depois, somente assistindo a novela.
Falando da vida real, Mariana Ximenes nasceu em São Paulo, em 1981. Os seus pais são cearenses e com descendência holandesa, o que explica os cabelos claros e olhos azuis da atriz.
A estreia nas novelas foi aos 13 anos, em “74,5 – Uma Onda No Ar”, produzida pela extinta TV Manchete na qual ela fez uma participação especial. Quatro anos depois, ganhou o seu primeiro personagem em “Fascinação”, trama exibida pelo SBT. Depois disso, foi para a Globo, atuando em “Sandy & Junior” e em alguns especiais. A partir deste trabalho, Mariana tornou-se estrela do casting da emissora. A oportunidade de sucesso foi na novela “Andando nas Nuvens” fazendo Celi Montana, uma das filhas de Otávio Montana, papel de Marco Nanini. A personagem Bionda, de “Uga Uga”, no ano de 2000, foi sem dúvida um marco na carreira de Mariana Ximenes; depois disso, emendou um trabalho ao outro.
Outro momento marcante foi ser uma das protagonistas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres” vivendo Rosário e, lembrando um pouco desta história, inesquecíveis são as cenas na qual Mariana Ximenes contracena com Thiago Fragoso que interpretou o soldado Estevão pertencente ao exército inimigo. Ele morre, mas Rosário enlouquece de tanto amor e narra os encontros emocionantes com o fantasma do amado. O resultado foram cenas maravilhosas, carregadas de romantismo e muita emoção.
Fez seu trabalho tão bem na minissérie que ganhou o papel principal em “Chocolate Com Pimenta”, novela reprisada recentemente na sessão “Vale a Pena Ver de Novo”.
A carreira da atriz não foi somente de personagens fictícios. Na minissérie “JK”, que contou a saga do ex-presidente Juscelino Kubitschek, ela interpretou a empresária Lilian Gonçalves, proprietária de uma rede de bares e restaurantes na cidade de São Paulo. Este trabalho foi mais um sucesso na coleção da atriz.
Depois da minissérie, foi convidada para ser a protagonista de “Cobras & Lagartos”, trabalhando ao lado de outros grandes nomes, como Francisco Cuoco, Daniel de Oliveira, Marília Pêra e Lázaro Ramos. Após este trabalho, ficou algum tempo afastada da televisão, retornando no horário nobre, em “A Favorita”, fazendo a Lara, uma moça aparentemente bem nascida, mas que vivia dividida entre duas histórias, entre duas mães e vítima principal de erros e segredos do passado.
Em “Passione”, Mariana Ximenes fez uma das principais personagens, novamente contracenando com grandes nomes, como Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Daisy Lucidi e Reynaldo Gianecchini.
O trabalho da atriz não se resume à televisão. No cinema, atuou em dezesseis filmes, sendo o mais recente, “Os Penetras”, dirigido por Andrucha Waddington.
Sem dúvida, Mariana Ximenes é uma profissional competente e que merece o sucesso que alcançou. Quanto à vida pessoal, é muito discreta; foi casada com o cineasta Pedro Buarque de Hollanda durante quase oito anos, mas o casal optou pela separação no ano de 2009. Atualmente, a atriz namora o publicitário Lucas Mello.
Completamente avessa às badalações, raramente Mariana é vista em público ou foi alvo de boatos e paparazzi; ela gosta mesmo é de curtir os momentos de folga em casa e na companhia de raros, e bons, amigos.